Por: Adalberto Luque
Em ação conjunta com a Receita Federal, a Polícia Federal realizou, nesta quarta-feira (16), operação para desarticular um esquema financeiro para pagamento de eletrônicos importados de forma clandestina. Denominada Operação “Sign Off”, o objetivo foi combater uma organização criminosa que teria movimentado mais de R$ 120 milhões em menos de dois anos.
A operação foi realizada em sete cidades de três estados brasileiros. Ribeirão Preto foi um dos alvos da ação dos agentes. No total, participaram 180 policiais federais e 74 auditores fiscais e analistas tributários da Receita.
Empresas de fachada, ou em nome de laranjas ligados ao grupo criminoso, também tiveram suas atividades suspensas. Houve sequestro de bens móveis e imóveis, bloqueio de criptoativos e valores em contas bancárias de pessoas envolvidas com o esquema.
Os mandados foram expedidos pela Vara Federal Criminal do Mato Grosso, requisitados durante investigações da Polícia Federal, com apoio da Receita, que identificaram os integrantes do grupo e das empresas de fachada, criadas com o objetivo de viabilizar as remessas de valores ao exterior para pagamento dos produtos que entravam irregularmente no Brasil.
Segundo a PF, os investigados poderão responder pelos crimes de descaminho, organização criminosa, evasão de divisas e lavagem de capitais, com penas que, somadas, podem ultrapassar 20 anos de prisão.