Tribuna Ribeirão
Mundo

Ponta de flecha da Idade de Bronze é feita de meteorito

JOURNAL OF ARCHAEOLOGICAL SCIENCE

Cientistas da Suíça des­cobriram que uma ponta de flecha da Idade do Bronze en­contrada durante escavações no século 19 é feita de ferro originado de um meteorito. O objeto, datado em três mil anos, havia sido encontrado no Lago Biel, na Suíça, e estava no Mu­seu de História de Berna desde 2021. Objetos arqueológicos feitos de ferro meteorítico são extremamente raros.

A revelação foi publicada em um estudo no Journal of Archaeological Science, no final de julho. Para examinar a ponta da flecha, que tem 39 milímetros de comprimen­to e pesa 2,9 gramas, a equi­pe de pesquisadores utilizou uma combinação de métodos estendidos sem danificar o artefato histórico, como mi­croscopia de luz, tomografia, fluorescência de raio-X e es­pectrometria gama.

“Com a espectrometria gama, podemos criar uma im­pressão digital radioativa de qualquer amostra e também encontrar isótopos de vida relativamente curta”, explicou o físico Marc Schumann, em comunicado da Universidade de Freiburg.

“Alguns desses isótopos são produzidos apenas no es­paço.” Isso inclui o que é co­nhecido como alumínio-26, que Schumann e sua equipe conseguiram encontrar na ponta da flecha. “Consegui­mos assim fornecer uma prova inequívoca de que o material é um meteorito que foi exposto à radiação cósmica no espaço por um longo tempo.”

O local fica a apenas alguns quilômetros de distância do campo de meteoritos Twan­nberg. Entretanto, uma das sur­presas do estudo foi que o peda­ço de meteorito de ferro não era do campo próximo. Com cerca de 8,3% de níquel, o teor desse elemento na ponta da flecha é quase duas vezes maior que no meteorito Twannberg.

Um alto teor de germânio também mostra que é muito provável que seja um meteorito do tipo IAB. De acordo com o estudo, existem apenas alguns grandes meteoritos de ferro IAB conhecidos na Europa. A ori­gem mais provável é o meteorito Kaalijarv, descoberto na Estônia.

Estimativas apontam que a sua formação foi por volta de 1500 AC, durante a Idade do Bronze. Análises posteriores em coleções arqueológicas eu­ropeias podem fornecer pistas sobre a trilha entre a ponta da flecha do Lago Biel à Estônia.

Objetos arqueológicos fei­tos de ferro meteorítico são ex­tremamente raros – apenas 55 desses objetos são conhecidos em toda a Eurásia e na África, e estes vêm de 22 locais. De 1º de fevereiro de 2024 a 21 de abril de 2025, a ponta da flecha esta­rá em exibição como parte da mostra especial “E então veio o bronze!” no Bernisches Histo­risches Museum.

Postagens relacionadas

Brasileiros assumem missão de risco no Congo

Redação 1

Como a pandemia do coronavírus faz a Terra tremer menos

Redação 1

Em meio a audiências de impeachment, Trump diz que não espera ser impedido

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com