Pela primeira vez no Brasil, um espetáculo de ballet clássico e ópera juntos. Os melhores momentos de “O Lago dos Cisnes”, do russo Piotr Ilitch Tchaikovski (1840-1893), serão apresentados no Teatro Municipal de Ribeirão Preto por solistas, sopranos e tenores dos grandes teatros de Moscou como Stanislavski, Mariinsky, Bolshoi e Helikon Theatre.
Os artistas do Russian State Ballet foram convidados para uma turnê nacional que inclui os 26 estados brasileiros e a apresentação em Ribeirão Preto. A peça conta partes da história da princesa Odette, uma jovem aprisionada no corpo de um cisne pelo feiticeiro Von Rothbart. Vivendo ao redor de um lago formado pelas lágrimas de sua mãe, Odette permanece em condição animal durante o dia, revelando sua natureza humana somente por algumas horas da noite.
Além do ballet dramático do compositor russo Piotr Ilitch Tchaikovsky, a Ópera de Moscou também virá pela primeira vez ao Brasil trazendo clássicos populares apresentados pelas sopranos Lia Krasillovskaia, Diana Shnurr e o tenor Edward Shnurr.
“O Lago dos Cisnes” é um balé dramático em quatro atos de 1876, baseado em libreto de Vladimir Begitchev (1828-1891) e Vasily Geltzer (1841-1909) que estreou no dia 20 de fevereiro de 1877, depois de ser encomendado pelo Teatro Bolshoi, em Moscou. Em Ribeirão Preto, a apresentação será neste sábado, 12 de agosto, às 20 horas.
Os ingressos do primeiro lote custam R$ 160 (inteira) e R$ 80 (meia-entrada e solidário com a doação de um quilo de alimento não perecível) e estão à venda no site Mega Bilheteria (www. megabilheteria.com) e no guichê do espaço cultural na hora do espetáculo. O Teatro Municipal fica na praça Alto do São Bento s/ nº, Jardim Mosteiro.
Para compra online há taxa de serviço. O local tem capacidade para receber 515 pessoas – o estacionamento tem 40 vagas. Mais informações pelos telefones (16) 3625-6841. A classificação etária é 12 anos por causa do horário. O uso de máscara é opcional, segundo a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.