Por: Adalberto Luque
A Polícia Militar e a CPFL Paulista flagraram dois bares em Ribeirão Preto com suspeita de “gato” de energia elétrica – quando há furto, através de alteração dos medidores. Ambos são reincidentes. Um dos bares estava lotado no momento em que os técnicos da companhia de energia elétrica e a PM chegaram.
O bar, localizado à Rua Paschoal Bardaro, Jardim Botânico, zona Sul de Ribeirão Preto, recebia vários clientes interessados em acompanhar a partida entre São Paulo X São Lourenço (Arg), pela Copa Sudamericana, além de outros habituais. Com a chegada dos técnicos da CPFL, a irregularidade foi constatada.
A Polícia Civil e a Polícia Técnico Científica foram acionadas para acompanhar a ocorrência. Após o trabalho de perícia e a constatação de alteração no medidor, o bar teve a energia cortada e os clientes ficaram às escuras. Um dos proprietários do estabelecimento foi levado para a Central de Polícia Judiciária (CPJ), no Centro de Ribeirão Preto.
Em outro bar, no Centro da cidade, os técnicos da CPFL Paulista também constataram “gato” e procederam da mesma forma que no Jardim Botânico. Nos dois casos, os estabelecimentos tiveram os equipamentos regularizados e terão os valores da energia desviada apurados para cobrança posterior. A CPFL se manifestou em nota.
“A CPFL Paulista informa que, em inspeções realizadas em conjunto com a Polícia Civil na noite desta quinta-feira, 10, foram flagradas alterações nos medidores de energia em dois bares de Ribeirão Preto, localizados no Jardim Botânico e no Centro da cidade. Ambos os estabelecimentos são reincidentes na irregularidade. A Polícia Científica realizou perícia nos equipamentos adulterados, que foram regularizados pela equipe da distribuidora. Os cálculos sobre a quantidade de energia desviada e os respectivos valores serão feitos pela companhia e repassados aos responsáveis pelas fraudes. As investigações serão conduzidas pelas autoridades policiais.”