Tribuna Ribeirão
DestaquePolítica

Clínica já está quase pronta

ALFREDO RISK

A obra da clínica veterinária do Programa Meu Pet, que vai atender em uma área no Jardim José Sampaio, na Zona Norte da cidade, no cruzamento das avenidas Luiz Galvão César e Vereador José Bompani, está na fase final, segundo informa­ções da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

A empresa responsável pela construção é a Castelli Cons­trução Civil e Comércio de Materiais Ltda., que venceu a licitação ao apresentar o valor de R$ 5.244.066,81, com prazo de execução de 16 meses, entre setembro e outubro deste ano.

A clínica irá realizar con­sultas clínicas, exames, casos de urgência e emergência, va­cinação, castração, diagnóstico laboratorial e por imagem, ci­rurgias gerais, administração de medicações e curativos, entre outros, auxiliando a população do município no tratamento de animais domésticos.

Vai oferecer tratamento em várias especialidades da medi­cina veterinária, alcançando as comunidades de baixa renda de maneira mais eficiente. “A insta­lação da clínica contribuirá, ain­da, com iniciativas já existentes na cidade, realizadas pela Divi­são de Bem Estar Animal, como programas para vacinação, ado­ção, guarda responsável, além do diagnóstico de zoonoses e atendimento a animais vítimas de maus-tratos”, diz a secretaria.

O convênio prevê o in­vestimento para construção e aquisição dos equipamentos e mobiliários necessários ao seu funcionamento, sendo poste­riormente administrada pela gestão municipal, que ficou responsável pelo fornecimen­to dos recursos humanos e dos materiais/insumos neces­sários ao pleno funcionamen­to da unidade.

A clínica terá salas cirúrgicas e equipamentos, com serviços gratuitos para cães e gatos, como consultas veterinárias, cirurgias e exames de ultrassom, raio-X e endoscopia, incluindo vacina­ção, castração e adoção respon­sável. A prefeitura de Ribeirão Preto ficou responsável pela in­dicação e cessão do terreno. O projeto foi aprovado na Câmara de Vereadores.

O Ministério da Saúde esti­ma que a população de caninos e felinos pode variar entre 10% e 20% em relação à humana do município. Dentro dessa esti­mativa, a cidade de Ribeirão Preto possuiria entre 69,8 mil e 139,6 mil cachorros e gatos – são 698.259 habitantes, de acordo com dados do Censo Demo­gráfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o próprio IBGE, o Brasil possui 28,8 mi­lhões de domicílios com pelo menos um cachorro e mais 11,5 milhões com gatos. Segundo o Instituto Pet Brasil, o país encer­rou 2021 com 149,6 milhões de animais de estimação. Os cães lideram o ranking, com 58,1 milhões de indivíduos. Os gatos figuram em terceiro lugar, com 27,1 milhões.

Postagens relacionadas

Brasileiros ainda não sacaram R$ 7,59 bilhões de valores a receber

William Teodoro

Multas avançam a 77.282 em RP

William Teodoro

Motorista em fuga atropela e mata policial rodoviário

Luque

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com