O deputado federal Ricardo Silva (PSD) e o superintendente do Hospital das Clínicas, Ricardo Cavalli, apresentaram para o secretário estadual de Saúde, Eleuses Paiva, o projeto da nova Unidade de Emergência do HC, ligada à Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HC-FMRPUSP).
A apresentação ocorreu em um encontro na tarde desta terça-feira, 8 de agosto, na superintendência do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto. Na audiência, também foi confirmado o investimento de R$ 58 milhões para a ampliação do setor de oncologia do HC, que terá 101 novos leitos, além da ampliação de vagas em Centro de Terapia Intensiva (CTI).
O investimento ainda envolve salas cirúrgicas e capacidade 30% maior para realização de tratamento de quimioterapia. A nova unidade apresenta projeto com 350 leitos, incluindo CTIs e unidade para queimados. O projeto também indica a área para a construção da nova UE, ao lado do Hospital Estadual de Ribeirão Preto, na avenida Independência, no Jardim João Rossi.
Em abril do ano passado, o prefeito Duarte Nogueira (PSDB) já havia encaminhado pedido ao então governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), para a implantação de uma nova Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas na cidade.
Junto ao ofício também foi entregue a proposta do projeto de construção, com dimensões de oito a dez vezes maiores do que as atuais, assinado por professores da USP, entre eles o ex-superintendente do HC, Benedito Carlos Maciel.
“Além de ser sede das Redes Regionais de Atenção à Saúde, composta pelos DRSs (Departamentos Regionais de Saúde) de Ribeirão Preto, Araraquara, Barretos e Franca, somos a cidade mais populosa da região. Por ser a cidade central das regionais, permite também a implantação do transporte aeromédico (helicóptero) de emergências na região”, disse Nogueira à época.
“É uma proposta que permite acompanhar as necessidades regionais para, pelo menos, os próximos 50 anos”, emenda o chefe do Executivo. O projeto da prefeitura já previa a área para construção do novo hospital, pertencente ao governo do Estado, na mesma região indicada ontem por Silva e Cavalli, próximo ao 13º Departamento Regional de Saúde (DRS-XIII) de Ribeirão Preto.
Tem área total aproximada de 111.156 metros quadrados e fica entre as avenidas Independência e Adelmo Perdizza. Ribeirão Preto já conta com a Unidade Campus, na Vila Monte Alegre, na Zona Oeste, e a de Emergência, na rua Bernardino de Campos, no Centro da cidade.
Com cerca de 960 funcionários, a Unidade de Emergência realiza cirurgias e atendimentos de pacientes graves e crônicos como em casos de acidentes vasculares cerebrais (AVCs), enfartes e traumas, e, em alguns casos, é a principal referência em exames como tomografias computadorizadas, hemodinâmicas e procedimentos vasculares.
Inaugurado em 1956, o HC Centro é uma unidade especializada em urgências e emergências desde 1970, após a construção da segunda unidade no campus da USP, na Vila Monte Alegre, na Zona Oeste. Em 2002, a UE operava com 162 leitos e, hoje, 20 anos depois, o número subiu para apenas 176. Sessenta por cento dos atendimentos são de Ribeirão Preto e 40% da macrorregião.
Em Ribeirão o secretário também participou da Oficina de Regionalização da Saúde da Macrorregional de Ribeirão Preto onde anunciou o lançamento do “Gabinete 3D – Saúde”, que concentra diversas ações para promover a aproximação das lideranças, gestores públicos e servidores das redes de saúde dos municípios e das entidades ligadas ao tema.
O encontro foi realizado no Centro de Convenções do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, no Centro. “É um dia muito importante para Ribeirão Preto e para toda a nossa região, já que o HC é uma referência. Esse investimento no tratamento do câncer é grande vitória e agora temos um projeto em andamento, nas mãos de nosso secretário Eleuses Paiva, para a nova unidade da emergência do HC”, disse o deputado Ricardo Silva.
O parlamentar fez questão de parabenizar a superintendência do hospital pelo trabalho incansável pela saúde de todos. “Já estive com o professor Ricardo Cavalli em duas oportunidades no Palácio dos Bandeirantes, com nosso governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e com o secretário Gilberto Kassab para a efetivação deste investimento. Tenho certeza que o trabalho incansável de todos também vai resultar na conquista dessa nova unidade de emergência”, afirmou Ricardo Silva.