Tribuna Ribeirão
DestaquePolítica

Secretário conhece projeto do novo HC

DIVULGAÇÃO

O deputado federal Ricar­do Silva (PSD) e o superinten­dente do Hospital das Clínicas, Ricardo Cavalli, apresentaram para o secretário estadual de Saúde, Eleuses Paiva, o projeto da nova Unidade de Emergên­cia do HC, ligada à Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HC-FMRPUSP).

A apresentação ocorreu em um encontro na tarde des­ta terça-feira, 8 de agosto, na superintendência do Hospital das Clínicas de Ribeirão Pre­to. Na audiência, também foi confirmado o investimento de R$ 58 milhões para a amplia­ção do setor de oncologia do HC, que terá 101 novos leitos, além da ampliação de vagas em Centro de Terapia Intensi­va (CTI).

O investimento ainda en­volve salas cirúrgicas e ca­pacidade 30% maior para realização de tratamento de quimioterapia. A nova unida­de apresenta projeto com 350 leitos, incluindo CTIs e unida­de para queimados. O projeto também indica a área para a construção da nova UE, ao lado do Hospital Estadual de Ribei­rão Preto, na avenida Indepen­dência, no Jardim João Rossi.

Em abril do ano passado, o prefeito Duarte Nogueira (PSDB) já havia encaminhado pedido ao então governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), para a implantação de uma nova Unidade de Emer­gência do Hospital das Clíni­cas na cidade.

Junto ao ofício também foi entregue a proposta do projeto de construção, com dimensões de oito a dez vezes maiores do que as atuais, assinado por professores da USP, entre eles o ex-superintendente do HC, Benedito Carlos Maciel.

“Além de ser sede das Re­des Regionais de Atenção à Saúde, composta pelos DRSs (Departamentos Regionais de Saúde) de Ribeirão Pre­to, Araraquara, Barretos e Franca, somos a cidade mais populosa da região. Por ser a cidade central das regio­nais, permite também a im­plantação do transporte ae­romédico (helicóptero) de emergências na região”, disse Nogueira à época.

“É uma proposta que per­mite acompanhar as neces­sidades regionais para, pelo menos, os próximos 50 anos”, emenda o chefe do Executi­vo. O projeto da prefeitura já previa a área para construção do novo hospital, pertencen­te ao governo do Estado, na mesma região indicada on­tem por Silva e Cavalli, próxi­mo ao 13º Departamento Re­gional de Saúde (DRS-XIII) de Ribeirão Preto.

Tem área total aproximada de 111.156 metros quadrados e fica entre as avenidas Inde­pendência e Adelmo Perdizza. Ribeirão Preto já conta com a Unidade Campus, na Vila Monte Alegre, na Zona Oeste, e a de Emergência, na rua Ber­nardino de Campos, no Cen­tro da cidade.

Com cerca de 960 funcio­nários, a Unidade de Emer­gência realiza cirurgias e aten­dimentos de pacientes graves e crônicos como em casos de acidentes vasculares cerebrais (AVCs), enfartes e traumas, e, em alguns casos, é a principal referência em exames como tomografias computadorizadas, hemodinâmicas e procedimen­tos vasculares.

Inaugurado em 1956, o HC Centro é uma unidade especializada em urgências e emergências desde 1970, após a construção da segunda uni­dade no campus da USP, na Vila Monte Alegre, na Zona Oeste. Em 2002, a UE opera­va com 162 leitos e, hoje, 20 anos depois, o número subiu para apenas 176. Sessenta por cento dos atendimentos são de Ribeirão Preto e 40% da macrorregião.

Em Ribeirão o secretário também participou da Ofici­na de Regionalização da Saúde da Macrorregional de Ribeirão Preto onde anunciou o lan­çamento do “Gabinete 3D – Saúde”, que concentra diversas ações para promover a aproxi­mação das lideranças, gestores públicos e servidores das redes de saúde dos municípios e das entidades ligadas ao tema.

O encontro foi realizado no Centro de Convenções do Hospital das Clínicas de Ribei­rão Preto, no Centro. “É um dia muito importante para Ri­beirão Preto e para toda a nos­sa região, já que o HC é uma referência. Esse investimento no tratamento do câncer é grande vitória e agora temos um projeto em andamento, nas mãos de nosso secretário Eleuses Paiva, para a nova uni­dade da emergência do HC”, disse o deputado Ricardo Silva.

O parlamentar fez questão de parabenizar a superinten­dência do hospital pelo traba­lho incansável pela saúde de todos. “Já estive com o profes­sor Ricardo Cavalli em duas oportunidades no Palácio dos Bandeirantes, com nosso go­vernador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e com o secre­tário Gilberto Kassab para a efetivação deste investimento. Tenho certeza que o trabalho incansável de todos também vai resultar na conquista dessa nova unidade de emergência”, afirmou Ricardo Silva.

Postagens relacionadas

Governo abre licitação para novo trecho de avenida que interligará zonas Sul e Oeste

Redação

PM Ambiental localiza ave silvestre em cativeiro na zona rural de Monte Alto

William Teodoro

Tarifa de ônibus vai subir para R$ 5

Redação 7

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com