Tribuna Ribeirão
Cultura

Inscrições para cursos da Academia Livre de Música e Artes vão até 10 de agosto

Divulgação

Seguem abertas até o dia 10 de agosto, as inscrições para diferentes cursos gratuitos oferecidos pela   Academia Livre de Música e Artes de Ribeirão Preto (Alma). As vagas oferecidas são nas áreas de instrumentos, canto e dança e as inscrições podem ser feitas no site da instituição: www.almarp.com.br.

Na parte instrumental, há oportunidades para os cursos de Violino, Piano e Flauta Transversal (nível intermediário e avançado), destinados a adolescentes entre 13 e 21 anos. Também é possível participar da Orquestra Acadêmica ou da Banda Sinfônica, que reúnem violino, viola, contrabaixo, flauta, fagote, clarinete, oboé, trompa, trompete, trombone, sax soprano, tenor, alto e barítono, trompa, trompete, trombone, eufônio e tuba. Nesta modalidade, podem se inscrever adolescentes e jovens entre 14 e 28 anos, também com nível intermediário.

Para quem prefere o curso de Canto Coral, as opções da Alma são para os grupos: infantil, entre nove e 13 anos (nível iniciante); e juvenil, entre 14 a 21 anos (níveis iniciante e intermediário). As inscrições ainda contemplam o Alma Cello Ensemble, Orquestra de Violoncelos da Academia, que recebe alunos de 13 a 21 anos, com níveis intermediário e avançado. E tem também a modalidade Dança Inclusiva, voltada a pessoas com deficiência motora, cognitiva, auditiva e visual – a partir de 15 anos.

“Esta é a segunda seletiva deste ano e uma oportunidade muito bacana para crianças, adolescentes e jovens da cidade de se desenvolverem musicalmente, seja cantando ou tocando. Além do aprendizado, muitos recitais e concertos da Alma acontecem no campus da USP de Ribeirão Preto e no Theatro Pedro II, que são, por si só, experiências diferenciais e muito produtivas”, comenta Ladson Bruno Mendes, coordenador pedagógico da Academia.

Para os cursos de Violino, Piano, Flauta Transversal, Orquestra Acadêmica, Banda Sinfônica e Alma Cello Ensemble, o processo seletivo será virtual, a partir de avaliação de vídeo que deverá ser gravado na horizontal e enviado pelos candidatos até o dia 13 de agosto para o endereço [email protected]. Nele, o candidato precisa executar uma peça musical de livre escolha, explorando as habilidades artísticas e técnicas do instrumento. O tempo máximo do vídeo é de cinco minutos.

Para Canto Coral não haverá seleção e os alunos inscritos serão comunicados por e-mail sobre o dia e horário do início das aulas. Para Dança Inclusiva haverá entrevista presencial no dia 15 de agosto, às 14h30, no Centro Cultural Palace (rua Álvares Cabral, 322, no Centro).

Com trabalho de formação e preparação de estudantes de música para o mercado de trabalho e para a universidade, a Academia Livre de Música e Artes de Ribeirão Preto atende a cerca de 200 alunos em na cidade, além dos polos nos municípios de Guará e São Joaquim da Barra. O processo seletivo, realizado sempre no início de cada semestre, busca preencher as vagas abertas por alunos que entraram na faculdade ou deixaram a escola por alguma outra razão.

Em 2023, as atividades da Alma no núcleo Ribeirão Preto são mantidas pelo Pronac – Programa Nacional de Apoio à Cultura, do Governo Federal, via Ministério da Cultura, e patrocínios das empresas: Ópera – Usina Alta Mogiana S/A; Sinfonia – Santa Helena Industria de Alimentos S/A e GSInima Ambient; Suíte – Interunion, Tereos e Usina Vertente; Ária – São Domingos  Industria Gráfica, Luiz Tonin Atacadista e Supermercados, Grupo Combustran, Escandinavia, Elmaz Caminhões e Ônibus, Cotave Caminhões e Ônibus, Goiasmaq, TMA, Tracan, Tarraf e Supermercado Canesin, com apoio da Prefeitura de Ribeirão Preto.

 

Sobre a Alma

A Alma – Academia Livre de Música e Artes é uma associação privada sem fins lucrativos, com sede em Ribeirão Preto (SP). Começou suas atividades em agosto de 2014, com o objetivo de proporcionar a crianças e adolescentes iniciados em artes, especialmente em música, a possibilidade de aperfeiçoamento técnico, artístico e expressivo. A escola de música e artes conta com o apoio de compositores e arranjadores residentes, garantindo uma produção artístico-pedagógica conectada com o mundo atual. Dessa forma, o papel da Alma é oferecer um meio para que crianças e adolescentes (de quaisquer origens sociais) possam, uma vez iniciados e com bases artísticas fundamentadas, se aperfeiçoarem no sentido do acesso às melhores universidades e orquestras/coros nacionais ou internacionais. Em 2017, a Alma criou o Núcleo de Formação Musical (nível iniciante) nas cidades de São Joaquim da Barra e Guará, nas escolas públicas destas cidades, com o objetivo de preparar crianças para ingressarem no Núcleo de Formação Avançada, em Ribeirão Preto.

 

Postagens relacionadas

Oscar: onde assistir aos 10 últimos vencedores de melhor filme

William Teodoro

Festival celebra a cultura irlandesa

Redação 1

‘OZ INFRATORES’ – Um trio fora da lei no Municipal

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com