O tráfego de veículos já está liberado desde o meio-dia de segunda-feira, 31 de julho, nos dois sentidos da avenida Independência, no entorno do Jardim João Rossi, na Zona Sul de Ribeirão Preto. O local ficou totalmente interditado desde maio deste ano para a construção de uma ponte de 40 metros sobre o córrego Nova Aliança.
Também foram construídos novos 600 metros da Independência que, depois do prolongamento, passou a se estender até a avenida Braz Olaia Acosta. A obra faz parte da construção do quarto e último trecho do corredor de ônibus Norte-Sul.
Será formado por quatro eixos que ligarão a cidade de norte a sul por 21 quilômetros de vias contínuas, passando por onze avenidas e 20 bairros, do Complexo Ribeirão Verde, na Zona Leste, ao RibeirãoShopping, na região Sul. A entrega deste pacote de obras está prevista para dezembro deste ano.
Os quatro trechos do eixo Norte-Sul somados vão receber de 98.279 passageiros por dia e uma média de 1.800 veículos por hora, nos horários de pico. A construtora responsável e a Autem Engenharia Ltda. A obra integra o Programa Ribeirão Mobilidade para permitir a conexão entre os onze corredores de ônibus do sistema.
Todo o corredor Norte-Sul vai custar R$ 84.360.738,10 – são R$ 23.997.875,14 do trecho 1, mais R$ 40.500.141,80 dos trechos 2 e 3 e, por fim, R$ 19.862.721,16 do trecho 4. É o maior em extensão dentre os onze do Programa Ribeirão Mobilidade. A conclusão completa está prevista para dezembro deste ano.
Com 15 quilômetros de extensão, começa na avenida Antônia Mugnato Marincek, no Complexo Ribeirão Verde. Depois segue pelas avenidas Recife, Thomaz Alberto Whately, Brasil, Mogiana, Paschoal Innechi, Meira Júnior e Independência, chegando até o RibeirãoShopping. A obra inclui também a duplicação da Independência, entrando na Lygia Latuf, que passa em frente ao Novo Mercadão.
Desce a Braz Olaia Acosta e segue para a avenida Coronel Fernando Ferreira Leite até entrar no terminal de ônibus do Ribeirão Shopping. Projetadas para aguentar o impacto de veículos pesados, como as demais pistas exclusivas para ônibus do Ribeirão Mobilidade, o quarto trecho inclui pavimentação com reforço na capacidade de suporte.