Por: Adalberto Luque
Parte da fachada de um prédio localizado na Rua São Sebastião, entre as ruas Visconde de Inhaúma e Tibiriçá, região central de Ribeirão Preto caiu, na manhã desta terça-feira (01) e trouxe pânico a moradores e comerciantes. O Corpo de Bombeiros foi chamado e isolou a área, comunicando à Defesa Civil.
Durante parte da manhã, o trecho da Rua São Sebastião ficou completamente interditado, despertando a curiosidade de pedestres. Os moradores deixaram o edifício e as lojas que ficam no nível da rua fecharam suas portas.
Em entrevista à imprensa, o Tenente João Paulo Bortolin, do Corpo de Bombeiros, disse que a Defesa Civil esteve no local e constatou que o desabamento não foi da fachada do edifício, mas de revestimento que teria se desprendido.
Ainda de acordo com o Tenente Bortolin, depois de fazer uma vistoria, a Defesa Civil teria liberado o acesso aos moradores, pois o prédio não corre risco de desabamento. O proprietário foi orientado a executar reparos porém, por conta da rede elétrica, também foi instruído a entrar em contato com a CPFL para acompanhar a obra.
A Rua São Sebastião foi liberada ainda pela manhã. Apenas a calçada em frente ao edifício manteve o isolamento para evitar riscos de nova queda de revestimento que possa ferir alguma pessoa ou danificar algum carro estacionado em frente.
Agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) e da RP Mobi (antiga Transerp) permaneceram no local cuidando do isolamento. De acordo com os bombeiros, os comerciantes de duas lojas não vão poder acessar suas lojas pois o local foi isolado até a solução do problema. Um dos comerciantes relatou que a queda de revestimento não foi a primeira registrada. Há alguns meses já havia ocorrido, mas em menor quantidade.