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Safra faz aumentar risco de colisões traseiras

Adalberto Luque

Com o aumento no fluxo de caminhões para garan­tir o escoamento da safra de cana-de-açúcar, os riscos de colisões traseiras aumentam consideravelmente. Muitos motoristas que trafegam nas estradas não notam a baixa velocidade dos veículos pe­sados, principalmente nas subidas, e qualquer descuido pode ser fatal.

De acordo com a Entre­vias, que administra rodovias na região de Ribeirão Preto, a colisão traseira é o principal tipo de acidente registrado. Na Rodovia Anhanguera (SP- 330) no trecho entre Ribeirão Preto e Igarapava, o tráfico de veículos pesados representa 39% do volume diário médio de veículos.

Apenas no primeiro semes­tre deste ano, a concessionária registrou 48 ocorrências envol­vendo veículos pesados e 52% destas situações foram colisões traseiras. Pelo menos 46% dos casos tiveram relação com a falta de atenção do condutor. O levantamento foi feito pelo Centro de Controle Operacio­nal (CCO) da empresa. Ainda no primeiro semestre de 2023, a Entrevias registrou em suas rodovias 105 ocorrências de colisão traseira envolvendo ca­minhões, contra 124 no mes­mo período de 2022.

Apesar da redução de 15% no comparativo, a empresa re­força o alerta para que os usu­ários sempre mantenham uma distância segura do veículo que trafega à sua frente e que estejam atentos para perceber a diferença de velocidade exis­tente entre ambos.

Colisão traseira pode causar acidentes fatais ou muito graves

Os veículos pesados, quan­do estão carregados, trafegam com lentidão, acima de tudo em trechos de subida na ro­dovia. “Tem caminhão que circula com velocidade muito baixa, principalmente em tre­chos de subida. O motorista de carro de passeio que não estiver atento, pode provocar um grave acidente”, diz Jorge Baracho, gerente de Operações da concessionária.

Boa parte dos acidentes ocorrem no final da tarde e no período da noite/madrugada, diante da baixa visibilidade. A Resolução 948/2022 do Con­selho Nacional de Trânsito (Contran) determina que se­jam instaladas faixas refletivas nas laterais e traseiras de veí­culos de transporte rodoviá­rio com peso bruto superior a 4.500 quilos. Contudo, muitos caminhões não observam essa obrigatoriedade.

Iluminação
Um problema muito co­mum verificado é a falha na iluminação traseira. Além de ser infração passível de multa, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CBT), isso aumenta consideravelmente o risco de acidente.

Para minimizar a questão, a Entrevias instalou um siste­ma automatizado de ilumina­ção em dois pontos estratégi­cos da Rodovia Anhanguera: um entre os quilômetros 325 e 326, no sentido Ribeirão Preto a Jardinópolis e outro entre os quilômetros 375 e 374, em Orlândia, no sentido Interior-Capital. Nestes dois trechos, postes com lâmpa­das de led instalados a cada 30 metros ficam acesos no período noturno.

O investimento tem por objetivo reduzir os casos de colisão traseira, aumentando a visibilidade do trecho para que os motoristas de veículos leves possam perceber a presença de veículos pesados em velocida­de baixa à frente.

Veículos limpos, com faixas refletivas e parte elétrica e de ilumina­ção em dia são necessários, segundo Garavine, da Entrevias

“A orientação é que os mo­toristas estejam sempre atentos no trânsito, que respeitem os limites de velocidade e o dis­tanciamento entre os veículos. Um veículo de passeio em alta velocidade e que não percebe a velocidade reduzida de um segundo veículo, como por exemplo, um caminhão, pode não ter um tempo adequado de resposta e causar um grave acidente. Ressalto também a importância de os caminhões respeitarem as leis de trânsi­to. É muito importante que ao adentrarem as rodovias os veículos estejam limpos, com faixas refletivas na traseira e com a parte elétrica e de ilu­minação em pleno funciona­mento. Tudo isso ajuda a ter melhor visibilidade, reduz o risco deste tipo de acidente e consequentemente o número de vítimas”, conclui o espe­cialista em segurança viária da Entrevias, Ariel Garavine.

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