Adriana Dorazi – especial para o Tribuna
Quando o segundo semestre chega muita gente faz aquela avaliação do ano. Geralmente não foi possível colocar em prática algumas das metas do réveillon. Mas, com a virada para a outra metade do ano – especialmente depois das férias – ainda dá tempo de mudar, recomeçar, conquistar e vencer novos desafios na vida pessoal e profissional.
Oportunidades não faltam, muitas delas sem custo. Mas, antes de resolver de fato o que se quer fazer entre julho e dezembro, é fundamental deixar a procrastinação de lado. Já ouviu falar desse termo cheio de significado no campo psicológico?
Procrastinar é adiar algo ou prolongar uma situação para ser resolvida depois. Comportamento considerado normal, pode ser muito prejudicial quando começa a impedir o funcionamento de rotinas pessoais ou profissionais.
Na vida estudantil ou profissional a procrastinação se configura no negligenciamento de atividades, ou seja, quando um trabalho não recebe a devida atenção e importância que deveria, sendo deixado de lado para a produção de outras atividades menos importantes, por exemplo.
O ato de procrastinar está relacionado com a ansiedade, stress, falta de criatividade e outros sentimentos que ajudam a desconcentrar a pessoa de seu objetivo. Momentos como o início de um novo ano, aniversário e até mesmo a chegada do segundo semestre deixam evidente quando esse comportamento está presente.
Para ajudar você a botar o pé no acelerador rumo a uma vida melhor, especialmente a vida profissional, a reportagem do Tribuna apresenta a seguir várias oportunidades para quem quer mudar!
Capacitação profissional gratuita
A prefeitura de Ribeirão Preto mantém no site oficial da administração municipal os links de escolas e programas que oferecem cursos de capacitação profissional sem custos.
Entre eles está o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) que já divulgou 2.370 vagas para bolsas em cursos como Finanças e Contabilidade: 260; Logística: 252; Administração geral: 181 e Gestão de pessoas: 138 bolsas, entre outros.
A escola notou aumento da procura pós-pandemia, mas muitos cursos acabam não sendo realizados por falta de interessados. “O momento econômico e político que vivemos tem contribuído bastante para retomada da economia e junto a retomada dos investimentos e abertura de novas vagas de emprego. Este é o tempo ideal para quem pretende entrar no mercado de trabalho, que almeja mudança de carreira, promoção ou mesmo a abertura do negócio próprio. A boa capacitação profissional é o que ajuda a impulsionar e aproximar as pessoas destas oportunidades”, afirma Leandro D’Arco – Gerente do Senac Ribeirão Preto.
Somente em 2023, o Senac RP já matriculou mais de 6.500 alunos com bolsas 100% gratuitas em cursos nas mais diversas áreas, como gastronomia, podologia, segurança no trabalho, desig- de interiores, cozinha, estética, nutrição, computação gráfica, informática, entre outras. Agora no segundo semestre são mais de duas mil vagas em diversas formações profissionais em cursos livres, de curta duração e técnicos de nível médio. “O portfólio de cursos atende o dinamismo e a diversidade da economia da nossa região e a procura tem sido altíssima, demonstrando que nossa população tem cada vez mais entendido que ter boa formação profissional é primordial para se conseguir um bom espaço e ter sucesso no mercado de trabalho”, completa Leandro.
Há vagas para a região e o detalhamento das oportunidades pode ser conferido em www.sp.senac.br (onde é possível procurar pela unidade desejada).
Chances para jovens
Na Fundação de Formação Tecnológica de Ribeirão Preto (Funtec) os interessados podem participar de turmas de informática, tecnologia da informação e comunicação, Excel avançado, desenvolvimento de sites, programação de jogos, internet para a terceira idade, garçom, camareira, entre outros.
Para se matricular é preciso ter 16 anos ou mais, Ensino Fundamental Completo e alguns cursos têm pré-requisitos. Todos são gratuitos, incluindo material didático. Mais informações em secretaria@ fftrp.sp.gov.br, ou ainda, no site fftrp.sp.gov.br
No primeiro semestre de 2023, a Funtec atendeu mais de mil alunos que tiveram a oportunidade de frequentar os cursos de qualificação profissional oferecidos de forma gratuita. Algumas turmas já foram finalizadas, outras seguem com as aulas em andamento.
320 vagas de empregos, jovens aprendizes e estágios na cidade
A administração da região Oeste da prefeitura de Ribeirão Preto está divulgando mais de 320 vagas de emprego, estágios e jovem aprendiz para os moradores da cidade. São vagas convencionais, com registro em carteira de trabalho, vagas para jovens aprendizes, a partir dos 14 anos; estágios nível médio, nível técnico e nível universitário.
Ismael Colosi, Administrador Regional da prefeitura de Ribeirão Preto conta que são ótimas oportunidades “já que são oportunidades para quem busca o primeiro emprego ou quer mudar de área, por conta das vagas que não exigem experiência”, ressalta.
Os interessados em ter acesso às vagas de emprego e outras orientações basta comparecer no Palácio Rio Branco no Centro da Cidade, das 14h às 18h, ou encaminhar os currículos pelo e-mail trabalho@desenvolvimento. pmrp.com.br.
Ensino EAD gratuito
O ensino superior gratuito à distância de São Paulo teve crescimento expressivo no primeiro semestre de 2023. A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) abriu 10 polos e registrou salto de 38% no número de alunos, que passou de 59 mil em dezembro de 2022 para aproximadamente 83 mil neste mês de julho, com a entrada das novas turmas.
Essa alta no acesso também carrega um significado social: 91% dos vestibulandos da Univesp em 2023 estudaram em escolas públicas, 62% são mulheres, 80% têm mais de 25 anos e 40% têm renda familiar de até dois salários mínimos. A Univesp é uma universidade pública exclusivamente voltada para a Educação a Distância (EAD), mantida pelo Governo de São Paulo e vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação.
“A EAD viabiliza que muitas pessoas que não teriam outra possibilidade de estudar um nível superior consigam acessá-la. Então, nós temos esse perfil característico de inclusão, que é muito interessante e nos deixa muito felizes. A educação é primordial no processo de transformação de uma sociedade”, ressalta o presidente da Univesp, professor Marcos Borges.
Saiba mais em https://univesp.br/.
Onde pesquisar mais oportunidades a partir de agosto
– Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (SEBRAE)
https://www.sebrae.com.br
– Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI)
https://ribeiraopreto.sp.senai.br/
– ETEC José Martimiano da Silva
www.industrialrp.com.br
– Escola Municipal de Ensino Profissional Básico Dr. Celso Charuri https://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/portal/educacao/emepb-dr-celso-charuri