A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que as agências bancárias terão horário de funcionamento diferenciado nos dias em que a seleção brasileira disputar partidas pela Copa do Mundo de futebol feminino. O Mundial da Fifa, disputado na Austrália e na Nova Zelândia, terá partidas da seleção com início às oito horas, horário de Brasília.
Neste caso, as agências vão abrir uma hora mais tarde, de acordo com a entidade. Nos dias em que jogos começarem mais cedo, o expediente não será alterado. A Febraban afirma que a flexibilização segue a política adotada durante a Copa do Mundo masculina.
Nos Estados que seguem o fuso horário de Brasília, o atendimento ao público será das onze às 17 horas; em Estados com diferença de uma hora em relação à capital federal, o atendimento será das dez da manhã às quatro da tarde; naqueles em que a diferença é de duas horas, o horário será das nove às 15 horas; em Fernando de Noronha, vai do meio-dia às seis da tarde.
“A decisão está de acordo com a resolução nº 4.880, de 23 de dezembro de 2020, do Conselho Monetário Nacional, que autoriza as instituições financeiras a estabelecer o horário de atendimento ao público em suas dependências”, diz a entidade, em nota.
“O Banco do Brasil tem apoiado ações afirmativas pela diversidade”, diz em nota a presidente do BB, Tarciana Medeiros, primeira mulher a comandar a instituição em 214 anos de história. “Entendemos que esta é uma ação de equidade para que possamos acompanhar os jogos, assim como tradicionalmente já ocorre com a Copa do Mundo de futebol masculino.”
A Federação Brasileira de Bancos orienta os clientes a utilizarem os canais eletrônicos caso precisem dos serviços fora do horário de atendimento dos canais físicos. Para os funcionários que trabalham fora das agências, cada banco adotará política própria.
A prefeitura de Ribeirão Preto também decidiu que os serviços públicos oferecidos à população terão horário especial de funcionamento nos dias de jogos da seleção brasileira. A medida atende ao decreto 152, de terça-feira (18).
Trata sobre o horário de expediente das repartições públicas municipais, publicado no Diário Oficial do Município (DOM) e assinado pelo prefeito Duarte Nogueira (PSDB) e pelos secretários Antonio Daas Abboud (Governo) e Alessandro Hirata (Casa Civil).
Segundo o decreto, o expediente terá início às dez horas quando o Brasil jogar às sete horas. Quando a seleção entrar em campo às oito da manhã, como vai ocorrer na estreia, na próxima segunda-feira, dia 24, contra o Panamá, as repartições públicas municipais atenderão a partir das onze horas.
O decreto determina, ainda, que as repartições públicas que prestam serviços essenciais e de interesse público, e que tenham o funcionamento ininterrupto, terão expediente normal. Os servidores deverão compensar as horas não trabalhadas (uma hora por dia).
Caberá a cada superior hierárquico determinar a escala de compensação a ser feita de acordo com o interesse e a peculiaridade do serviço. Se isso não ocorrer até 31 de janeiro de 2024, acarretará descontos pertinentes ou, se for o caso, falta ao serviço no dia sujeito à reposição.