A última camada de asfalto do Trecho 4 do corredor Norte-Sul começou a ser instalada nesta terça-feira, 18 de julho. O serviço foi iniciado no recém-construído prolongamento da avenida Independência, de cerca de 600 metros, que começa na ponte sobre o córrego Nova Aliança, em construção em frente ao Jardim João Rossi, e segue até a avenida Braz Olaia Acosta.
O asfaltamento definitivo é sempre uma das últimas etapas de uma obra de mobilidade, geralmente seguida das sinalizações de trânsito e alguns outros acabamentos. O trecho 4 tem entrega prevista para dezembro deste ano. O prefeito Duarte Nogueira (PSDB) acompanhou o início dos trabalhos, nesta terça-feira.
“O trecho 4 é uma peça importante para o programa de mobilidade, pois ele é o último que falta ser entregue para completar o eixo Norte-Sul”, explica o prefeito. “Juntos, os quatro trechos vão receber cerca de 1.800 veículos por hora, nos horários de pico, e mais de 98.000 passageiros de ônibus por dia, com muito mais segurança e agilidade”, completa.
Enquanto outros detalhes estavam sendo finalizados no trecho 4 – pontos de ônibus, instalação de calçadas, galerias etc. –, o pavimento recebeu um Binder, camada de asfalto instalada logo abaixo da capa final, ligando as camadas de base ao último pavimento.
Agora, com o asfaltamento final, a pista no sentindo centro-bairro, no entorno do João Rossi, poderá ser liberada para circulação dos veículos nos próximos dias, incluindo um dos lados da ponte, que também faz parte da obra do corredor Norte-Sul. Já o lado esquerdo da ponte para quem vem no sentido bairro-centro, ainda deve seguir interditado até o mês que vem.
Os quatro trechos do eixo Norte-Sul somados vão receber de 98.279 passageiros por dia e uma média de 1.800 veículos por hora, nos horários de pico. O trecho 4 é o último em obras do eixo Norte-Sul, que terá 21 quilômetros de extensão de uma ponta a outra, passando por onze avenidas e 20 bairros. A construtora responsável e a Autem Engenharia Ltda.
Começando no terminal de ônibus do RibeirãoShopping, no Jardim Califórnia, na Zona Sul, seguirá até o extremo norte da cidade, no final da avenida Antônia Mugnatto Marincek, no Complexo Ribeirão Verde, na região Leste, e totalmente construída pelo Programa Ribeirão Mobilidade para permitir a conexão entre os onze corredores de ônibus do sistema.
Todo o corredor Norte-Sul vai custar R$ 84.360.738,10 – são R$ 23.997.875,14 do trecho 1, mais R$ 40.500.141,80 dos trechos 2 e 3 e, por fim, R$ 19.862.721,16 do trecho 4. É o maior em extensão dentre os onze do Programa Ribeirão Mobilidade. A conclusão completa está prevista para dezembro deste ano.
Com 15 quilômetros de extensão, começa na avenida Antônia Mugnatto Marincek, no Complexo Ribeirão Verde. Depois segue pelas avenidas Recife, Thomaz Alberto Whately, Brasil, Mogiana, Paschoal Innecchi, Meira Júnior e Independência, chegando até o RibeirãoShopping. A obra inclui também a duplicação da Independência, entrando na Lygia Latuf, que passa em frente ao Novo Mercadão.
Desce a Braz Olaia Acosta e segue para a avenida Coronel Fernando Ferreira Leite até entrar no terminal de ônibus do Ribeirão Shopping. Projetado para aguentar o impacto de veículos pesados, como as demais pistas exclusivas para ônibus do Ribeirão Mobilidade, o quarto trecho inclui pavimentação com reforço na capacidade de suporte.