Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Copa altera horário de serviços públicos

A prefeitura de Ribeirão Preto informa que os serviços públicos oferecidos à população terão horário especial de funcio­namento nos dias de jogos da seleção brasileira de futebol fe­minino, durante a realização da Copa do Mundo da Austrália e da Nova Zelândia de 2023.

A medida atende ao decre­to 152, desta terça-feira, 18 de julho, que trata sobre o horário de expediente das repartições públicas municipais, publicado no Diário Oficial do Município (DOM) e assinado pelo prefei­to Duarte Nogueira (PSDB) e pelos secretários Antonio Daas Abboud (Governo) e Alessan­dro Hirata (Casa Civil).

Segundo o decreto, o expe­diente terá início às dez horas quando o Brasil jogar às sete horas. Quando a seleção entrar em campo às oito da manhã, como vai ocorrer na estreia, na próxima segunda-feira, dia 24, contra o Panamá, as repartições públicas municipais atenderão a partir das onze horas.

O decreto determina, ainda, que as repartições públicas que prestam serviços essenciais e de interesse público, e que tenham o funcionamento ininterrupto, terão expediente normal, como é o caso da Unidade Básica Dis­trital de Saúde Doutor Marco Antônio Sahão (UBDS Sul), na Vila Virgínia – daqui a alguns dias suspenderá parte dos ser­viços por causa de obras – e das três Unidades de Pronto Atendi­mento (UPAs) da cidade.

Os servidores deverão com­pensar as horas não trabalhadas (uma hora por dia). Caberá a cada superior hierárquico de­terminar a escala de compen­sação a ser feita de acordo com o interesse e a peculiaridade do serviço. Se isso não ocorrer até 31 de janeiro de 2024, acar­retará descontos pertinentes ou, se for o caso, falta ao servi­ço no dia sujeito à reposição.

Servidores públicos fede­rais terão ponto facultativo durante jogos da seleção bra­sileira feminina de futebol na Copa do Mundo da Austrália e Nova Zelândia de 2023. O Mi­nistério da Gestão e Inovação publicou nesta terça-feira uma portaria no Diário Oficial da União com a adoção da me­dida que permitirá a folga do trabalho de colaboradores para assistirem às partidas.

A flexibilização já é tradicio­nal em jogos da seleção masculi­na e ocorreu na Copa do Mundo do Catar de 2022. No entanto, é nova para uma competição fe­minina, que será contemplada com o ponto facultativo pela primeira vez. A ideia partiu de pedido da ministra do Esporte, Ana Moser, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O governo Tarcísio de Frei­tas (Republicanos) ainda não se manifestou publicamente sobre a possibilidade de decretar pon­to facultativo para os servidores do Estado de São Paulo. A me­dida funcionará da seguinte ma­neira para os servidores federais: o expediente terá início às onze horas em dias que os jogos co­meçarem às 7h30 no horário de Brasília e ao meio-dia quando iniciarem às oito horas.

O documento ainda prevê a compensação de horas não tra­balhadas até 29 de dezembro. A estreia da seleção brasileira está marcada para 24 de julho, às oito horas, contra o Pana­má, no Hindmarsh Stadium. O segundo jogo será no dia 29, frente à França, às sete horas no Sidney Football Stadium, e o fe­chamento da fase de grupos em 2 de agosto, contra a Jamaica, no Melbourne Rectangular Sta­dium, também às sete horas.

Todas as partidas serão dis­putadas na Austrália. O Brasil nunca foi campeão da Copa do Mundo Feminina, sendo o melhor resultado um vice­-campeonato para a Alemanha em 2007. Na última edição, em 2019, a equipe foi eliminada nas oitavas de final para as france­sas. Há uma movimentação por parte de Ana Moser para que o país se candidate como sede do Mundial de 2027.

Postagens relacionadas

Mercado de Mídia e Entretenimento no Brasil deve crescer 4,7% até 2025

Redação 1

RP atingirá 2 mil óbitos em maio

Redação 1

Pedro Leão deixa o cargo de Secretário da Cultura

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com