A Secretaria Municipal da Saúde, por meio do Departamento de Atenção a Saúde das Pessoas (DASP) e Divisão de Informática, iniciou nesta segunda-feira, 17 de julho, projeto piloto de teleinterconsulta de pacientes da atenção primária da rede pública de Ribeirão Preto. É uma modalidade de telemedicina realizada entre profissionais de saúde, ou seja, entre um profissional e outro,
O principal objetivo é qualificar a assistência médica, uma vez que permite a troca de informações e opiniões entre médicos para buscar ajuda para fazer um diagnóstico ou seguimento em prol da melhoria da qualidade do tratamento do paciente assistido. Nesta primeira fase, o atendimento foi na especialidade cardiologia.
Com a análise dos resultados e efetividade e eficácia do projeto, a ideia é ampliar o atendimento para outras especialidades. “Além disso, o projeto visa a redução das filas da especialidade, pois à medida que os médicos são capacitados, a resolutividade na atenção primária torna-se mais efetiva, reduzindo a demanda por especialistas”, explica a secretária Municipal da Saúde, Jane Aparecida Cristina.