As escolas da rede municipal de ensino de Ribeirão Preto entram em recesso escolar nesta segunda-feira, 17 de julho, e as aulas continuarão suspensas até dia 21 – o retorno será em 24 de julho. A medida consta da resolução que, no ano passado, estabeleceu o novo calendário escolar. Em abril, o descanso ocorreu entre os dias 17 e 21. Ainda haverá recesso em mais um bimestre, de 9 a 11 de outubro.
O ano letivo na rede municipal de ensino de Ribeirão Preto teve início em 6 de fevereiro, e terminará no dia 21 de dezembro. Após esta data, os alunos entram em férias. Já os professores, diretores, monitores, coordenadores, cozinheiros e outros profissionais da área entrarão em recesso no dia 22 de dezembro e voltarão ao trabalho em janeiro para preparação do ano letivo de 2024.
A Secretaria Municipal de Educação administra 105 escolas de educação infantil – 36 Centros de Educação Infantil (CEIs) e 43 Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis), além de 29 parceiras ou conveniadas, com 22.848 crianças. Também responde por 31 escolas de ensino fundamental (Emef) com 23.296 estudantes.
Tem ainda o Centro de Educação Especial Egydio Pedreschi e a Escola Municipal de Ensino Profissional Básico (Emepb) Doutor Celso Charuri – eram 958 matriculados no total – e mais 807 estudantes do programa Educação para Jovens e Adultos (EJA). São 138 unidades escolares.
Estado
Os 3.500.000 estudantes matriculados nas escolas estaduais das 91 Diretorias Regionais de Ensino de São Paulo entraram em férias no dia 3 de julho. No calendário, publicado no Diário Oficial do Estado, a data é a mesma em todas as 5.300 unidades vinculadas à Secretaria Estadual de Educação. As aulas retornam em 25 de julho para início do segundo semestre.
Em Ribeirão Preto, a rede estadual conta com 83 escolas. A cidade tem mais de 55.000 estudantes matriculados nas unidades, que atendem alunos dos ensinos fundamental e médio. Na área de abrangência da Diretoria Regional de Ensino são 102 escolas estaduais e mais de 63.000 alunos matriculados.
A DRE é composta por mais 13 municípios: Altinópolis, Batatais, Brodowski, Cajuru, Cássia dos Coqueiros, Cravinhos, Luis Antônio, Santa Cruz da Esperança, Santa Rosa de Viterbo, Santo Antônio da Alegria, São Simão, Serra Azul e Serrana.
Dentro do período de recesso, os docentes também terão 15 dias de férias, de 3 a 17 de julho. O calendário também prevê o replanejamento em 24 de julho. O cronograma garante o cumprimento dos 200 dias letivos, previstos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), mas cada escola pode organizar de forma autônoma o próprio calendário pedagógico e de atividades.
O ano letivo na rede estadual teve início em 3 de fevereiro. As férias vão de 3 a 23 de julho e no dia 24 haverá o replanejamento para o segundo semestre, que começa em 25 de julho. As aulas na rede estadual de ensino seguem até 15 de dezembro, segundo a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP).
Férias: 22 creches atenderão em julho
Ribeirão Preto vai manter o atendimento para as crianças durante o recesso de julho, do dia 17 ao dia 21. Vinte e dois polos municipais de educação infantil e 28 escolas conveniadas permanecerão abertos durante o período de férias, segundo a Secretaria Municipal da Educação.
“Os polos de Educação Infantil ficam abertos nas férias escolares para auxiliar os pais e responsáveis que necessitam trabalhar e precisam do atendimento”, explica o secretário da educação, Felipe Elias Miguel. As inscrições para as escolas municipais podem ser realizadas no Portal da Educação e também na sede da escola.
Para as unidades conveniadas, é necessário realizar a inscrição pessoalmente. O atendimento nas férias escolares faz parte do acordo previsto no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) fechado entre a prefeitura de Ribeirão Preto e a Defensoria Pública do Estado de São Paulo.