A ONG Arco-Íris de Ribeirão Preto anuncia várias ações culturais que integram o calendário da 19ª Parada LGBTQIA+, que ocorrerá na cidade no dia 20 de agosto, traz algumas novidades como o tema em defesa da diversidade de gênero, o resgate da importância da luta e a conscientização pelo direito de uso do nome social de pessoas transexuais, travestis e não binárias.
Esta edição, foca no respeito na tradução do tema: “Na diversidade encontro minha identidade. A arte e a beleza de ser quem você é”. “Esta edição, decidimos tocar em bandeiras que são vitais para a comunidade LGBTQIA+, como o direito à identidade de gênero. O assunto é sério, mas também queremos fazer uma grande festa, com apresentações artísticas e performances”, adiantou Fábio de Jesus, que responde pela entidade.
Novos parceiros- Além disso, de acordo com ele, também foi iniciado movimento para que as pautas de Ribeirão Preto, sejam inseridas no circuito nacional das paradas LGBTQIA+. Com apoio da prefeitura, por meio do apoio fundamental da Secretaria da Cultura e Turismo, a ONG Arco-Íris articulou a criação de nova identidade visual para a parada. “Ícone da campanha, escolhemos a digital como o símbolo principal do evento. Ela indica que cada indivíduo é único dentro de sua identidade de gênero e que a maneira como ela se identifica é o que a define. Nada disso seria possível sem o apoio de pessoas solidárias com nossa luta, como no caso, por exemplo, da Agência 6P, que nos trata com profundo respeito e um profissionalismo incrível”, declara Fábio de Jesus.
“Criamos um projeto para apresentar para futuros parceiros, que respeitam a diversidade. Achamos importante fazer essa aproximação. Quase duas décadas de parada nos deu experiência e confiança de lutar para diversidade com qualidade, organização e com apoiadores da sociedade tão diversa”, explica o presidente da Ong Arco-íris.
Este ano, a entidade teve aprovada um incentivo: o projeto Mais Orgulho, que financiará a aquisição do trio elétrico e uma atração artística. O + Orgulho SP apoia paradas do orgulho, festivais culturais e semanas da diversidade sexual, produzidas no Estado de São Paulo. O programa incentiva a produção cultural da população LGBTQIA+, a promoção dos direitos humanos e o fomento a uma cultura de paz.
“Essa conquista, do incentivo, incluindo o apoio da estrutura, de toda a logística do nosso evento, proporcionada pela Prefeitura, permitirá que façamos uma parada que, certamente, marcará nossa história na defesa das nossas pautas. O secretário da Cultura e Turismo, Pedro Leão, prometeu esse apoio e cumpriu de forma exemplar. Estamos muito felizes com esses resultados”, comemora ele.
Serviço:
- Apresentação oficial da Corte do Miss e Mister LGBTQIA+
17/07- (segunda-feira)
Hora: 15 horas
Local: Gabinete do Prefeito-Rua Américo Brasiliense, 426-centro
- Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto
De 12 a 20 /08
Local: Calçadão da área central da General Osório
Programação da ONG Arco-Íris, que integra o calendário da Parada LGBT 2023
- Entrega de Prêmio Diversidade 2023
17/08-(quinta-feira)
Hora: 19 horas
Local: Secretaria da Cultura e Turismo (Palácio Rio Branco-Gal Osório, com Cerqueira César)
- Apresentação Musical: Brenda Lee. E o Palácio das Princesas
Dia 18/08-sexta-feira
Hora: 19 horas
Teatro Municipal de Ribeirão Preto (Morro do São Bento)
- 19ª Parada LGBTQIA+ da ONG Arco-Íris de Ribeirão Preto
Data: 20 de agosto
Local: Avenida 9 de Julho/Arena Eurobike
Hora: 13 horas (início da concentração)
Saída: 14 horas
Imprensa: Márcia Rosseto (991004376)