Duas pacientes que lutam contra o câncer tiveram uma rotina diferente durante o período de internação no Hospital Materno-Infantil Sinhá Junqueira, em Ribeirão Preto. Como parte do projeto “Realize um Sonho”, da Hapvida NotreDame Intermédica, elas foram surpreendidas com um dia de beleza com direito a maquiagem e esmaltação das unhas. A ideia da ação partiu da gerente administrativa do hospital, Ivanilda Gomes Gonser.
Ela fez uma visita de acolhimento às pacientes – duas jovens com diagnóstico de osteossarcoma, um tipo de câncer ósseo. “Durante essa visita, houve uma sensibilização com o estado emocional delas. Foi quando Ivanilda resolveu proporcionar um momento diferente para as duas. Inclusive, até a mãe de uma das pacientes participou”, explica a gerente de enfermagem do Sinhá Junqueira, Laís Flores.
A profissional ficou responsável por caprichar na maquiagem enquanto a coordenadora de atendimento, Rosalina Aparecida, cuidou das unhas. O dia de beleza aconteceu de surpresa para as pacientes no quarto em que estavam internadas. Segundo a gerente de enfermagem, o objetivo de ações como essa vai além da vaidade, pois ajudam a aumentar a autoestima das pacientes, o que é considerado fundamental no tratamento oncológico.
“Além da beleza, o momento pode trazer de volta o sorriso no rosto das meninas durante um tratamento prolongado e isso, de fato, não tem preço”, afirma Laís. Com 17 anos, Samara recebeu alta do tratamento oncológico no ano passado, mas, como a doença reapareceu, precisou voltar à internação para novas sessões de quimioterapia.
Já Ana Laura tem 12 anos e passa por internações recorrentes para tratamento do câncer. “Esse tipo de ação ajuda as pacientes a passarem melhor por esse processo de tratamento. Obviamente elas se fortalecem, já que o câncer afeta a imagem e a fisionomia. Com o dia de beleza, conseguimos proporcionar algo diferente para elas”, conclui Laís.