Tribuna Ribeirão
Cultura

Show revisitará a obra de Noel Rosa

FOTO: NINA PIRES

Um dos mais importantes artis­tas da história da música brasileira, o cantor, compositor e instrumentista (1910-1937) terá sua obra revisitada no show “Outras Bossas – Um show em homenagem a Noel Rosa” que a cantora Jacque Falcheti e o trio Re­trato Brasileiro apresentarão, nesta quinta-feira, 13 de julho, no Teatro Municipal, com entrada franca.

O espetáculo, contemplado pelo edital Programa de Ação Cul­tural (ProAc) Circulação, apresenta formação inédita das músicas do carioca com a criação de arranjos com vibrafone, contrabaixo acústico e guitarra elétrica somados a voz. Já passou por São Carlos e Campinas e, depois de Ribeirão Preto, seguirá para Indaiatuba (dia 28), Tatuí (7 de agosto) e Santos (19 de agosto).

No palco, os jovens artistas dão vida a um Noel Rosa além do samba e seus clássicos, trazendo embola­das, foxtrote, choro e canções do baú daquele que é considerado o maior inovador da canção popular brasilei­ra da Época do Ouro. Sua forma de cantar histórias inspirou artistas da era do rádio e repercute até hoje.

Considerado um cronista do Brasil, Noel deixou mais de 250 composições que contam sobre a cultura popular brasileira, o sam­ba, o povo, personagens como Mulato Bamba, João Ninguém, Maria Fumaça e Tipo Zero, fazem parte do imaginário popular.

Com duração de 60 minutos e in­dicação etária livre, em “Outras Bos­sas” as canções, crônicas e persona­gens de Noel ganham vida com cores vibrantes desde o cenário ao figurino, que trazem um Noel que dialoga com a tradição e a modernidade.

“Estamos muito felizes em re­tomar este projeto em homenagem ao Noel Rosa e poder trazer as can­ções do álbum ‘Outras Bossas’ jun­to com outras músicas do Noel, su­per conhecidas e bem como outras que fazem parte de um repertório menos explorado do compositor”, diz Jacque Falcheti.

“Eu ouvi as mais de 200 com­posições do Noel para selecionar quais poderiam entrar no show, que pudessem representar a obra e ir ao encontro do que acredito de valores, estética musical e diálogo com temas contemporâneos”, detalha a cantora. Para ela, “Outras Bossas” representa uma conversa com a música brasilei­ra tradicional, mas com um pensa­mento atual sobre a obra.

“É um Noel que saiu do preto e branco para muitas cores, com instru­mentos não tradicionais do samba no palco, arranjos com exploração de tim­bres, texturas e ritmos, além da parte visual, do figurino, e cenário com in­fluências da pop art, que buscam trazer, através das poesias, um Noel apaixona­do, crítico, existencialista, um cronista do Brasil”, define Jacque.

O Teatro Municipal fica na praça Alto do São Bento s/nº, Jar­dim Mosteiro. O local tem capa­cidade para receber 515 pessoas – o estacionamento tem 40 vagas. Mais informações pelo telefone (16) 3625-6841. O espetáculo não é recomendado para menores de 12 anos por causa do horário, mas podem entrar acompanhados de pais ou responsáveis. O uso de máscara é opcional.

Os artistas
Jacque Falcheti é cantora, tem quatro CDs lançados, turnês pela Eu­ropa, América Latina e África, já foi premiada em editais de cultura como ProAc, Funarte, Ministério da Cultu­ra, entre outros. Retrato Brasileiro é formado por Gabriel Peregrino (vi­brafone), Guilherme Saka (guitarra) e Theo Fraga (contrabaixo), tem dois CDs lançados, turnê na Europa e já foram premiados em festivais e edi­tais de cultura como ProAc.

Os artistas se uniram para gravar o CD lançado pela gravadora Expe­rimental “Outras Bossas’’ em home­nagem aos 110 anos de Noel Rosa. O CD lançado em 2020 já ultrapassa mais de 10.000 plays nas plataformas de streaming e foi premiado pelo Pro­Ac – Lei Aldir Blanc (LAB) e editais.

Os artistas foram convidados para a série sobre Noel Rosa, foram selecionados em Festivais de Música no Brasil e na Colômbia, e receberam resenhas de críticos musicais como Mauro Ferreira, Beto Feitosa e Aqui­les Reis. “Outras Bossas” também foi veiculado pela Globo News, Revista Fórum, Jornal O Globo, Rádio Batu­ta, Rádio Cultura, entre outros.

Postagens relacionadas

O humor caipira de Marcus Cirillo

Redação 1

Filme homenageia Hitchcock

Redação 1

Artistas unidos em live solidária

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com