No cotidiano de nossa administração, damos passos importantes todos os dias, com foco na melhoria da cidade em seus mais variados setores. Alguns, no entanto, são mais importantes que outros em função de seu alcance ampliado, quando atingem a cidade como um todo. Os demais têm sua significância também e, juntos, compõem o todo que almejamos. Um desses passos de grande relevância demos na semana passada, na sexta-feira, dia 7 de julho, quando definimos a vencedora da Parceria Público-Privada (PPP) que irá reformular toda a iluminação pública de nossa cidade.
É uma data histórica pelo ineditismo da criação de uma PPP para cuidar de toda a iluminação. O leilão realizado na Bolsa de Valores do Brasil (B3) aconteceu menos de dois meses após a publicação do edital da concorrência – no dia 7 de maio – e definiu a Conecta Ribeirão Preto como a vencedora do certame, com valor de R$ 1.034.208,14, abaixo do limite máximo de R$ 1.837.565,47, estipulado no edital pela prefeitura para pagamento mensal da execução do projeto e prestação dos serviços, um deságio de 43,72%.
Essa foi a primeira vez que Ribeirão Preto realizou um leilão na Bolsa de Valores. A Parceria Público-Privada também é um modelo inédito na cidade. Uma boa estreia nos dois aspectos. Agora a empresa Conecta Ribeirão Preto atuará pelo período de 13 anos como responsável pela prestação dos serviços de iluminação pública no município, incluindo a instalação, melhoramento, desenvolvimento, modernização, expansão, eficientização energética e manutenção do parque de iluminação do município.
Vamos oferecer à população a substituição integral dos mais de 83 mil pontos do nosso parque de iluminação e a instalação de outros 12 mil, ao longo dos 13 anos da vigência do contrato de concessão. Serão substituídas as lâmpadas de metal pesado por lâmpadas led que, além de não poluentes, contribuirão para a segurança pública da nossa cidade, para a criação mais propícia de um ambiente de negócios, de turismo, para a segurança viária e com um ganho de sustentabilidade, sem onerar o tesouro municipal, além do recolhimento da contribuição de iluminação pública que já é feita há muitos anos.
Não é só. Acompanhando toda a mudança na iluminação pública da cidade, teremos em Ribeirão Preto mais rapidez no atendimento dos chamados para manutenção em iluminação, além de desobrigar o setor público de executar essa tarefa, que também passa a ser de responsabilidade da concessionária, assim como a gestão de operação a longo prazo. Teremos vias, praças e parques mais iluminados e, portanto, mais seguros, o que aumentará a frequência de pessoas nestes locais. A partir do leilão há uma sequência de providências a serem tomadas, mas a previsão é que o trabalho comece já em dezembro próximo.
No total, serão 83.132 pontos de iluminação de todas as regiões da cidade que terão as lâmpadas convencionais substituídas por LED, promovendo redução de mais 3.800 toneladas na emissão de CO2. Haverá ainda a expansão de 900 pontos de iluminação a cada ano e aumento de 68% na eficiência energética. Num resumo rápido, teremos melhor qualidade de iluminação, custo menor, maior eficiência e redução da poluição.
Contaremos com a ampliação da iluminação em mais de 12,7 mil endereços. As faixas de pedestres também terão iluminação específica, totalizando 3.028 locais, assim como 2.107 pontos de ciclovias e ciclofaixas. A PPP contempla ainda a valorização dos espaços públicos e a preservação do patrimônio e da identidade cultural, com iluminação especial em 23 locais, entre eles o parque Luís Carlos Raya, Centro Cultural Palace, Theatro Pedro II, praças XV de Novembro, Carlos Gomes e das Bandeiras.