Tribuna Ribeirão
Cultura

Cerveja – IPA Day entra para calendário oficial

Fotos: Divulgação

O Festival IPA Day Bra­sil reforçou, em 27 de junho, seu lugar de evento cervejeiro mais tradicional de Ribeirão Preto. Foi aprovado em vota­ção unânime na Câmara de Vereadores o projeto de lei (nº 74/2023), de Marcos Papa (Podemos), que instituiu e incluiu no calendário de da­tas e eventos do município o “IPA Day Brasil”.

A data passa a ser celebra­da anualmente no primeiro ou segundo sábado de no­vembro como uma forma de reforçar a cidade como refe­rência no mercado de cerve­jas artesanais bem como sua vocação como destino turís­tico e seu papel na difusão da cultura cervejeira por meio do estilo mais referido pelos amantes da bebida. Este ano, a celebração acontecerá no primeiro sábado do mês, dia 4 de novembro.

“Desde a primeira edição, o espírito do IPA Day sempre foi ser uma confraterniza­ção dos amantes do estilo e um momento para apresen­tar tendências em insumos, lúpulos, tecnologias, novos sub-estilos que estão surgin­do no mundo”, afirma Rafa Moschetta, organizador do festival.

O IPA Day tem ajudado a escrever a história da cerveja artesanal no Brasil e princi­palmente das IPAs. “Quando fizemos a primeira edição e reunimos 10 rótulos diferen­tes isso representava pratica­mente todas as IPAs comer­ciais disponíveis no mercado. Atualmente, temos milhares de IPAs registradas no Brasil, o que mostra o longo cami­nho que percorremos”, lem­bra Moschetta.

Rafa Moschetta, realizador do IPA Day Brasil, e o vereador Marcos Papa, autor do projeto que inclui o festival no calendário oficial de eventos da cidade

Turismo
Cerca de 70% dos dois mil frequentadores que em mé­dia participam do festival são de outras cidades do Brasil. Isso beneficia a economia lo­cal ao longo do final de sema­na prolongado de novembro, movimentando o setor de hospedagem, bares, empó­rios e as cervejarias locais.

Esse perfil de destino tu­rístico fez com que a orga­nização do IPA Day Brasil criasse a Casa da IPA, um hotel oficial dos amantes do lúpulo, onde os hospedes têm acesso à degustação de cer­vejas e recebem mimos es­peciais. Para isso, foi firmada uma parceria com a agência de turismo LATZ Viagens, que oferece pacotes com pas­sagens aéreas e hospedagem.

O público é diverso com 64% de homens e 36% de mulheres vindos de 146 cida­des de 18 estados e do Distri­to Federal. Entre as principais cidades que mais enviam tu­ristas estão São Paulo, Cam­pinas e Uberlândia. Na lista dos top 10, constam ainda Uberaba, Rio de Janeiro e Campo Grande.

No corte por faixa etá­ria, 58% são maiores de 35 e 37% têm entre 26 e 35 anos. Dos turistas, 45% viajam en­tre 200 e 399 quilômetros de carro para participar do IPA Day. Ao todo, ao longo de onze anos, cerca de 15 mil amantes de IPAs já passaram pelas edições de Ribeirão Preto e São Paulo do festival. Destes, 52 tatuaram a marca do festival na pele.

O IPA Day também é co­nhecido por reunir grupos de voluntários, amantes das In­dia Pale Ale e do evento. Eles que viajam de diversas partes do país para trabalhar no ser­viço de chopeiras e backsta­ge, tornando o IPA Day um qualificador de mão-de-obra já que muitos desses aficio­nados buscam o evento para aprender sobre os bastidores e a organização de um evento cervejeiro.

Evento também conquistou a cidade de São Paulo
Festival valoriza músicos independentes

Emprego e renda
“A primeira IPA do Bra­sil foi feita aqui, a Indica. Muitas outras de excelência vieram em seguida. Há anos trabalhamos pela promoção do Polo Cervejeiro de Ri­beirão Preto, que hoje tem cadeia produtiva importan­tíssima para a nossa cidade, região, estado e país. O IPA Day Brasil significa turismo, emprego, renda, amizade, en­tretenimento e alegria. Viva o IPA Day, Ribeirão Preto!,” co­memora o vereador Marcos Papa, autor do projeto.

Além do evento nacional em Ribeirão Preto o IPA Day também exportou seu mode­lo de negócios e realiza uma edição estadual na capital paulista, celebrada no mês de agosto. A proposta da edição regional é a mesma, mas reú­ne apenas cervejas do estado de São Paulo e com a metade dos rótulos.

Na música o festival abra­ça a missão de apresentar e apoiar artistas da cena inde­pendente e, no caso da Capi­tal, artistas que se apresentam na rua. As opções gastronô­micas, criadas por food tru­cks, harmonizam com a po­tência das India Pale Ales.

Estilo preferido
Nos Estados Unidos, maior mercado de cervejas artesanais no mundo, mais de 40% das artesanais ven­didas são India Pale Ales, segundo a Brewers Associa­tion, entidade que representa as cervejarias independentes do país. No Brasil, segundo dados da pesquisa realizada pelo podcast Surra de Lúpu­lo com mais de 4.300 inter­nautas, as IPAs são o estilo de consumo recorrente de mais de 70% de quem prefe­re cerveja artesanal.

As IPAs são marcadas principalmente pela presença abundante de lúpulos que lhe conferem alto amargor e aro­mas e sabores característicos, que vão do herbal ao cítrico, com características de frutas como maracujá, abacaxi e até frutas vermelhas.

Denominado assim pela primeira vez no final do sé­culo XVIII, em referência às cervejas mais fortes, alcoó­licas e amargas que suporta­vam as longas viagens entre Londres e sua colônia na Ásia, as India Pale Ales são hoje um dos estilos que mais desafiam a criatividade dos mestres cervejeiros. Não fal­tam variações desde a tradi­cional English IPA até outras como West Coast IPA, Red IPA, Hazy IPA, New England IPA, Black IPA, Session IPA, Double IPA, Cold IPA, e mui­tas mais.

Postagens relacionadas

Principal prêmio da Mostra de Tiradentes vai para documentário baiano

William Teodoro

“Parque Oeste”, documentário de Fabiana Assis, chega ao Canal Brasil na terça, dia 14

Redação 1

Ópera é a atração no Theatro Pedro II

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com