Tribuna Ribeirão
DestaquePolítica

Câmara avalia wi-fi em locais públicos

ALFREDO RISK/ARQUIVO

A prefeitura de Ribeirão Preto enviou para a Câmara de Vereadores projeto de lei que propõe a criação do Programa Inova Cidade. O objetivo é for­talecer o sistema de inovação no município oferecendo a in­clusão digital, além da viabiliza­ção e a disponibilização gratuita de wi-fi em espaços públicos.

Também prevê outras ini­ciativas nas áreas de inovação, empreendedorismo e transfor­mação digital para a população e a modernização administra­tiva. Se for aprovado, o pro­grama autorizará a prefeitura a celebrar acordos de parceria com pessoas jurídicas de direito privado para disponibilização do acesso à internet.

Também prevê parcerias para o desenvolvimento de tec­nologias inovadoras de ativi­dades relacionadas à pesquisa, educação, extensão e projetos de empreendedorismo e trans­formação digital. Os acordos de parceria deverão ser precedidos de chamamento público a ser regido por critérios estabeleci­dos pela nova legislação.

Não poderão impor ônus ao município, sendo vedada a prestação de quaisquer contra­partidas financeiras por parte da administração municipal. Em troca dos serviços presta­dos, as empresas terão o direito de divulgar publicidade no es­paço abrangido pela parceria, com a aprovação feita pela Se­cretaria Municipal de Inovação e Desenvolvimento.

Para viabilizar o ofereci­mento de internet gratuita, a administração municipal pode­rá autorizar, em áreas públicas, a instalação de antenas, totens ou qualquer outro equipamen­to necessário à disponibilização gratuita de acesso à internet. A prefeitura afirma que cidades paulistas como São Paulo, Li­meira e Itapecerica da Serra já têm legislação semelhante.

Em 2013, durante o gover­no da ex-prefeita Dárcy Vera, a prefeitura implantou projeto para acesso à internet gratuita nos parques públicos da cida­de. A medida integrava o Pro­grama Ribeirão Digital, que pretendia levar acesso gratuito para locais públicos de toda a cidade. Entretanto, a proposta, que era realizada pela Compa­nhia de Desenvolvimento Eco­nômico de Ribeirão Preto (Co­derp), acabou sendo desativada no final de 2016.

Wi-fi
Um projeto de lei em aná­lise na Câmara quer obrigar os estabelecimentos comer­ciais com cardápios digitais a oferecem internet gratuita para os clientes. Envolve res­taurantes, churrascarias, piz­zarias, hamburguerias, cafete­rias, bares e lanchonetes, entre outros do gênero.

Segundo o vereador Paulo Modas (União Brasil) muitos clientes passam vergonha nes­tes locais por não terem acesso à internet e acabam pedindo para amigos e familiares auxiliarem quando estão acompanhados. Nos casos sem acompanha­mento, ficam impossibilitados de acessar os produtos.

De acordo com o projeto, a senha para acesso à internet deverá estar disponível e de fá­cil visualização a todos os con­sumidores do estabelecimento comercial. Os restaurantes também ficam obrigados a dis­ponibilizarem o cardápio físico caso haja impossibilidade de o consumidor acessar o cardápio digital em seu dispositivo. A proposta ainda não tem data para ser votada.

Postagens relacionadas

Câmara entrega ‘cheque’ de R$ 51 milhões

Redação 1

Plano da Educação custará R$ 669,24 mi

Redação 1

Sobe para 10 o número de detidos por causar incêndios em vegetação no interior do Estado

Luque

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com