Com 40 metros de comprimento e 52 vigas de sustentação, a ponte sobre o córrego Nova Aliança, em frente ao conjunto habitacional João Rossi, teve seu tabuleiro esquerdo, local por onde os veículos transitarão, concretado na tarde de quarta-feira, 5 de julho. A obra faz parte da obra do trecho 4 do corredor de ônibus Norte-Sul.
Quem acompanha a construção notou a mudança drástica na dimensão da estrutura desde sexta-feira passada, 30 de junho, quando o lançamento de 26 vigas de sustentação na ala esquerda da ponte fez com que o equipamento dobrasse de tamanho. Pela ponte, vão circular cerca de doze mil usuários de ônibus por dia.
Enquanto isso, os quatro trechos do eixo Norte-Sul somados vão receber mais de 98.279 passageiros por dia e uma média de 1.800 veículos por hora, nos horários de pico. O trecho 4 é o último em obras do eixo Norte-Sul, que terá 21 quilômetros de extensão de uma ponta a outra. A construtora responsável é a Autem Engenharia Ltda.
Começando no terminal de ônibus do RibeirãoShopping, no jardim Califórnia, na Zona Sul, seguirá até o extremo norte da cidade, no final da avenida Antônia Mugnatto Marincek, no Complexo Ribeirão Verde, na região Leste, e foi totalmente construída pelo Programa Ribeirão Mobilidade para permitir a conexão entre os onze corredores de ônibus do sistema.
Todo o corredor Norte-Sul vai custar R$ 84.360.738,10 – são R$ 23.997.875,14 do trecho 1, mais R$ 40.500.141,80 dos trechos 2 e 3 e, por fim, R$ 19.862.721,16 do trecho 4. É o maior em extensão dentre os onze do Programa Ribeirão Mobilidade. A conclusão completa está prevista para dezembro deste ano.
Com 15 quilômetros de extensão, começa na avenida Antônia Mugnatto Marincek, no Complexo Ribeirão Verde. Depois segue pelas avenidas Recife, Thomaz Alberto Whately, Brasil, Mogiana, Paschoal Innecchi, Meira Júnior e Independência, chegando até o RibeirãoShopping. A obra inclui também a duplicação da Independência, entrando na Lygia Latuf, que passa em frente ao Novo Mercadão.
Desce a Braz Olaia Acosta e segue para a avenida Coronel Fernando Ferreira Leite até entrar no terminal de ônibus do RibeirãoShopping. Projetadas para aguentar o impacto de veículos pesados, como as demais pistas exclusivas para ônibus do Ribeirão Mobilidade, o quarto trecho inclui pavimentação com reforço na capacidade de suporte.
O quarto trecho ainda inclui a construção de uma ciclovia de 340 metros na avenida Braz Olaia Acosta, entre Adolfo Mantovani e Caetano Mancuso. Ao todo, serão nove quilômetros de ciclovias somente no corredor Norte-Sul. Já o total das obras do Programa Ribeirão Mobilidade soma 25 quilômetros de vias exclusivas para bicicletas.
A obra do trecho 4 tem previsão de terminar em dezembro deste ano, mas, já neste mês, a avenida Independência deve ser liberada para o tráfego de veículos no entorno do João Rossi, incluindo uma das pistas da ponte sobre o córrego Nova Aliança, no sentido centro-bairro.
Mais além da ponte, na rotatória da praça Nadir Freitas Monteiro da Silva, em frente ao Novo Mercadão uma equipe de trabalho da Autem Engenharia, contratada pela prefeitura para executar a obra do trecho 4, constrói uma parada de ônibus.
Outra turma altera o desenho da rotatória da Braz Olaia Acosta, onde haverá um ponto de transição de pistas: na avenida Lygia Latuf Salomão, os ônibus usarão a primeira faixa do lado esquerdo, porém, quando entrarem na Braz Olaia, já estarão na primeira faixa do lado direito, sendo que a mudança será feita na rotatória.
A obra também progride com a construção das guias e sarjetas no entorno do conjunto João Rossi, onde já foram prolongados cerca de 600 metros da Independência, permitindo a ligação desta avenida com a Lygia Latuf Salomão que, por sua vez, se une à Braz Olaia Acosta, sendo que esta conduzirá o corredor Norte-Sul até o seu destino final, no terminal de ônibus do RibeirãoShopping.