O ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Paulo Pimenta, afirmou nesta quinta-feira, 6 de julho, que a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, já colocou seu cargo à disposição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). De acordo com o ministro, o anúncio oficializando quem ficará à frente da pasta ocorrerá só depois que conversas com o União Brasil forem concluídas.
“Não tem carta de demissão, mas a ministra já colocou o cargo à disposição”, afirmou o ministro a jornalistas, no Palácio do Planalto. “Na realidade, é só o anúncio de quem ficará no lugar dela que ocorrerá depois que as conversas forem concluídas.”
Segundo Pimenta, Daniela “já tem conhecimento que será indicado um outro nome para ocupar a função que ela tem hoje”. Questionado se o nome ainda não estaria fechado, o ministro confirmou que a pessoa para chefiar o Turismo “é o nome que as pessoas têm comentado”, em referência ao deputado federal Celso Sabino (União Brasil-PA).
Mais cedo, o ministro comunicou à imprensa que Daniela havia ganhado uma sobrevida, após reunião com Lula e o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Disse que o governo quer focar a atenção nesta semana para acompanhar votações importantes no Congresso para, semana que vem, se debruçar nas organizações dentro do governo.
O prefeito de Belford Roxo (RJ), Waguinho, que é marido da ministra, participou da reunião. “Hoje [6], o presidente Lula e eu recebemos, no Palácio do Planalto, a minha colega Daniela Carneiro, acompanhada do prefeito Waguinho. Na conversa, pudemos esclarecer as questões partidárias que motivam a troca no Ministério do Turismo, e a ministra demonstrou sua compreensão com a decisão do governo”, disse Padilha, em nota.