Tribuna Ribeirão
DestaquePolítica

Iluminação de RP vai a leilão na B3

ALFREDO RISK

A iluminação pública de Ribeirão Preto terá cara nova com a parceria público-priva­da (PPP) que está na reta final de implantação. O leilão que definirá a empresa responsável pela execução dos serviços em toda a cidade será realizado nesta sexta-feira, 7 de julho, às 14 horas, na Bolsa de Valores do Brasil, a B3, na rua XV de Novembro nº 275, Centro de São Paulo.

Os envelopes com as pro­postas foram entregues em 27 de junho. O valor esti­mado do contrato é de R$ 297.072.444,03 por um perí­odo de 13 anos. Para chegar à fase do leilão, a prefeitura de Ribeirão Preto cumpriu uma série de procedimentos legais, cujas etapas incluem o estudo de visibilidade, consulta pú­blica, encaminhamento para o Tribunal de Contas da União (TCU) e publicação do edital.

Tudo isso para garantir que o resultado seja assertivo para a população. O formato é inédito na cidade. Assim que implanta­da, a empresa responsável pela concessão terá como responsa­bilidade a prestação dos serviços de iluminação pública no muni­cípio, incluindo a instalação, melhoramento, desenvolvi­mento, modernização, expan­são, eficientização energética e manutenção de todo o par­que de iluminação da cidade.

Pontos
Significa, na prática, que 83.132 pontos de iluminação de todas as regiões da cidade, incluindo vias, praças e par­ques, terão as lâmpadas con­vencionais substituídas por led, sistema que proporciona maior luminosidade e menos gasto energético.

Haverá ampliação da ilu­minação em mais 12.751 lo­cais, entre avenidas, ruas e praças de todas as regiões da cidade. O levantamento dos locais que receberão ampliação de iluminação foi realizado por equipe técnica da prefeitura em parceria com a Caixa Eco­nômica Federal – responsável pelo projeto da PPP, sendo que todos esses avanços seguirão a Norma 5101.

Trata dos requisitos para a implantação de iluminação pública de modo a garantir o reconhecimento mútuo en­tre as pessoas, segurança no tráfego de pedestres, correta visualização de possíveis obs­táculos, entre outras regras. As faixas de pedestres também terão iluminação específica, to­talizando 3.028 locais, seguindo as melhores práticas de normas nacionais e internacionais, com exigência do atendimento ao índice de iluminância vertical.

O mesmo será exigido em relação aos 2.107 pontos de ciclovias e ciclofaixas na ci­dade. “Nós vamos fazer um processo de desenvolvimento, modernização, extensão, ga­nho de eficiência energética delegando à iniciativa privada a total demanda de todo esse tipo de serviço, desobrigando o poder público a essas tare­fas”, diz o prefeito Duarte No­gueira (PSDB).

O contrato também pro­moverá a expansão de 900 pontos de iluminação a cada ano e aumento de 68% na efi­ciência energética. Além da iluminação por led nas vias públicas, 23 patrimônios his­tóricos e culturais receberão atenção especial. A lista traz espaços como as praças XV de Novembro, Carlos Gomes, das Bandeiras, São Bento e Sete de Setembro.

Também estão previstos investimentos nos teatros de Arena Jaime Zeiger, Munici­pal e Pedro II, parques como o Doutor Luis Carlos Raya e o Centro Cultural Palace, en­tre outros. A finalidade é dar maior visibilidade às caracte­rísticas arquitetônicas e na­turais, possibilitando melhor ocupação desses espaços pela população.

Ficarão sob responsabili­dade da concessionária todas as atividades operacionais do sistema de iluminação pública, como a manutenção preventiva, corretiva e emergencial da rede. Ou seja, em casos de ocorrên­cias de furto de cabos de energia, por exemplo, a reposição será providenciada imediatamente pela concessionária.

“Com a parceria, a cidade ganhará eficiência e econo­mia de energia, diminuição de emissões de carbono, valoriza­ção do patrimônio histórico e cultural, maior sensação de se­gurança pública, viabilização da vida noturna, promoção do turismo e diminuição de acidentes de trânsito por falta de visibilidade durante noite e madrugada”, emenda o chefe do Executivo.

O processo está sendo de­senvolvido pela prefeitura com assessoria técnica da Caixa Econômica Federal e apoio fi­nanceiro do Fundo de Apoio a Concessões e Parcerias. Os estudos ainda contam com o apoio técnico e financeiro da International Finance Corpo­ration (IFC) e Global Infras­tructure Facility vinculados ao Grupo Banco Mundial.

Dados da PPP da iluminação pública
– Valor do contrato
previsto em edital:
R$ 297.072.444,03

– Serviços prestados:
instalação
melhoramento
desenvolvimento
modernização
expansão
eficientização
manutenção
– Lâmpadas de led: em 83.132 pontos

– Novos pontos de luz: 12.751

– Em ciclovias: 2.107

– Novos pontos por ano: 900

– Aumento da eficiência: 68%

Postagens relacionadas

Polícia Federal em Ribeirão Preto deflagra a operação CINDERELA, contra o tráfico de pessoas e o trabalho escravo

Redação 1

Emenda retira Centro Administrativo do Orçamento do ano que vem

Redação 2

‘CCJ vai aprovar reforma neste mês’

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com