O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou o advogado Cristiano Zanin Martins para exercer o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), na vaga decorrente da aposentadoria do ministro Ricardo Lewandowski. A formalização da nomeação consta de decreto publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, 5 de julho.
De acordo com o STF, a posse de Zanin será realizada no dia 3 de agosto. Indicado por Lula ao cargo, o advogado teve seu nome aprovado pelo Senado no dia 21 de junho. No plenário, foram 58 votos a favor do indicado e 18 contra. Antes, ele passou por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa e lá recebeu 21 votos favoráveis e cinco contrários, depois de uma sessão de quase oito horas.
Zanin ganhou notoriedade por ter sido advogado de Lula nos processos da Operação Lava Jato, que levaram o hoje presidente da República à prisão por 580 dias. O trabalho pôs o advogado contra o então juiz Sergio Moro, responsável pela operação. Atualmente, Moro é senador pelo União Brasil do Paraná. O advogado Cristiano Martins Zanin tem 47 anos e ocupará a vaga aberta com a aposentadoria de Ricardo Lewandowski no STF.