Tribuna Ribeirão
Justiça

Lula nomeia Cristiano Zanin ministro do STF

LULA MARQUES/AG.BR.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou o advogado Cristiano Zanin Martins para exercer o cargo de ministro do Supremo Tri­bunal Federal (STF), na vaga decorrente da aposentadoria do ministro Ricardo Lewa­ndowski. A formalização da nomeação consta de decreto publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta­-feira, 5 de julho.

De acordo com o STF, a posse de Zanin será realizada no dia 3 de agosto. Indicado por Lula ao cargo, o advogado teve seu nome aprovado pelo Senado no dia 21 de junho. No plenário, foram 58 votos a favor do indicado e 18 contra. Antes, ele passou por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa e lá rece­beu 21 votos favoráveis e cinco contrários, depois de uma ses­são de quase oito horas.

Zanin ganhou notoriedade por ter sido advogado de Lula nos processos da Operação Lava Jato, que levaram o hoje presidente da República à pri­são por 580 dias. O trabalho pôs o advogado contra o então juiz Sergio Moro, responsável pela operação. Atualmente, Moro é senador pelo União Brasil do Paraná. O advoga­do Cristiano Martins Zanin tem 47 anos e ocupará a vaga aberta com a aposentadoria de Ricardo Lewandowski no STF.

Postagens relacionadas

Justiça manda Loggi reconhecer vínculo trabalhista com motoboys

Redação 1

Ministra prorroga execução da Lei Paulo Gustavo até dezembro de 2023

William Teodoro

Promotora que exibiu apoio a Bolsonaro sai do caso Marielle

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com