O Botafogo venceu o Guarani com o placar de 1 a 0 na noite desta segunda-feira (3) em partida que marcou a estreia do técnico Marcelo Chamusca pelo Pantera. Salatiel fez o único gol do jogo válido pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro Série B.
Com o resultado o Tricolor chegou aos 24 pontos e subiu para a 8ª colocação. Agora, o Botafogo está cinco pontos do G-4. O próximo compromisso já é na sexta-feira (7), às 21h30, diante do Ceará, no Castelão.
Os mais de 4 mil botafoguenses que foram ao estádio Santa Cruz foram brindados com uma noite leve. Empurrado pelo torcedor, o Botafogo fez partida segura e carimbou positivamente a estreia de Chamusca. Com ambiente melhor e a janela de transferências aberta, o Pantera pode mudar seu panorama dentro da competição.
Xuxa e Jean Victor
Titulares até outro dia e queridos pelo torcedor, Jean Victor e Gustavo Xuxa seguem sem jogar pelo Botafogo. Xuxa sequer foi relacionado para o duelo contra o Guarani e Jean não saiu do banco.
Embora a diretoria negue a possibilidade de saída dos atletas, ambos estão com o limite de jogos a ser excedido, o que impossibilitaria uma transferência para clubes da mesma divisão. É possível que os jogadores tenham em mãos propostas para deixar o clube.
O Jogo
O confronto no estádio Santa Cruz começou num clima diferente. Sem Adilson Batista, a torcida do Botafogo começou cantando e empurrando o time. Isso parece ter mexido com o brio dos jogadores, que foram para cima desde os primeiros minutos.
Apesar da empolgação, velhos erros atrapalharam na hora de chegar ao campo de ataque. Com muitos erros de passe, o Pantera teve só 78% de aproveitamento no fundamento na etapa inicial e desperdiçou algumas oportunidades.
A blitz do Pantera resultou em uma grande chance de gol criada. Aos 18 minutos, Tárik lançou por cima, Mantuan desviou de cabeça e a bola chegou em Salatiel. O centroavante girou em cima da marcação e bateu firme. A bola passou tirando tinta da trave.
Com o passar do tempo, o Guarani subiu as linhas de marcação e começou a rondar a área do Pantera. Sem ser tão incisivo, o time de Umberto Louzer arriscou em chutes de fora da área, defendidos com facilidade por Matheus Albino.
O Botafogo voltou a assustar aos 36 minutos. Thassio fez boa jogada pelo lado direito, ganhou da marcação e entrou dentro da área. Mas, na hora de ganhar um dez, lateral pegou mal na bola e não conseguiu conectar os atacantes do Tricolor.
Já no fechamento da etapa inicial, Luiz Henrique bateu de fora da área, a bola desviou na zaga e quase enganou Pegorari, que fez boa defesa e mandou para escanteio a última boa chance do primeiro tempo.
Na volta do intervalo, o jogo continuou na mesma pegada. O Botafogo com mais posse, mas sem conseguir chegar com o perigo, O Guarani, errando muitos passes, também tinha dificuldade.
A primeira alteração de Marcelo Chamusca pelo Botafogo foi trocar Edson e colocar Lucas Cardoso na partida.
A alteração surtiu efeito e o Botafogo passou a controlar as ações e encurralar o Guarani no campo defensivo. A blitz fez efeito e o gol do Tricolor saiu. Aos 22 minutos, Lucas Cardoso lançou Thassio, que cruzou na medida para Salatiel, que desviou de cabeça e colocou a bola no fundo da rede.
A vantagem deixou o Botafogo mais tranquilo na partida, Precisando do resultado, o Guarani tentou pressionar, mas não conseguia penetrar o sistema defensivo do Pantera.
Chamusca fez mais três mexidas no Pantera. Mantuan sentiu cansaço e foi trocado por Carlos Manuel. Pedro Rodrigues entrou na vaga de Luiz Henrique e Diogo Silva fechou a zaga no lugar de Osman.
Já no apagar das luzes, o Guarani chegou com Lucas Araújo. O ataque do Bugre recebeu, trouxe para o pé esquerdo e bateu firme. Matheus Albino fez um milagre, salvou o Botafogo e garantiu a vitória no Santa Cruz.