Depois de vencer de forma heroica o até então líder Novorizontino, o Botafogo agora se prepara para outra parada difícil. O Pantera recebe o Guarani, nesta segunda-feira (3), às 20h15, no Estádio Santa Cruz.
O confronto marca a estreia do técnico Marcelo Chamusca. O novo comandante do Pantera foi anunciado no último domingo, assistiu das tribunas o duelo em Novo Horizonte e começou a trabalhar no campo na quinta.
Para o confronto o treinador não vai poder contar com o volante Guilherme Madruga, autor do golaço de bicicleta que garantiu a vitória na última rodada. Ele recebeu o terceiro cartão amarelo e está suspenso.
Em contrapartida, o também volante e capitão do time, Tárik, retorna de suspensão. Ele deve assumir a vaga de Madruga e fazer dupla com Guilherme Mantuan, que voltou a ser utilizado e tem agradado.
Quem também pode voltar a ser relacionado é o lateral-esquerdo Jean Victor. Ele estava fora por conta de uma torção no tornozelo, mas já voltou a treinar normalmente com o elenco e participou das atividades sob o comando de Chamusca.
Gustavo Xuxa, que ficou de fora da última partida por opção técnica, também treinou normalmente e pode voltar a ser relacionado.
Vale destacar que a dupla havia perdido espaço com Adilson Batista e está perto de estourar o limite de jogos para poder se transferir para outras equipes da divisão. Com a chegada de Chamusca, é possível que a situação de ambos no clube mude.
A escalação do time deve ser parecida com a vista no último jogo. Chamusca gosta de ter um time que controle a posse e seja agudo pelas pontas. Por isso é provável acreditar que o meio-campo seja completado por Tomás Andrade ou Gustavo Xuxa. Ambos têm características de quebrar linhas com bons passes e controle de bola.
No ataque, Luiz Henrique deve fazer a faixa esquerda do campo, aplicando uma dobra com Patrick Brey. Esse sistema tem funcionado e tende a ser mantido. Salatiel fica no comando do ataque. A última vaga está em disputa entre Lucas Cardoso, Edson e Gustavo Xuxa.
Se quiser mais velocidade, Lucas Cardoso é a melhor opção. Se optar por força e condução, Edson pode jogar. Se quiser mais controle e posse de bola, o treinador pode apostar na entrada de Xuxa, formando uma linha de cinco no meio.
Estão fora da partida por questões físicas o goleiro Victor Souza, o volante Fillipe Soutto, e os atacantes Robinho e João Veras. Os três primeiros estão fora da temporada por terem sofrido lesões ligamentares. Veras está com problemas musculares.
O Botafogo deve começar a partida com a seguinte escalação: Matheus Albino; Thassio (Vidal), Lucas Dias, Marcio Silva e Patrick Brey; Tárik, Mantuan e Tomás Andrade; Luiz Henrique, Lucas Cardoso (Edson ou Xuxa) e Salatiel.
Guarani
O adversário do Botafogo é o Guarani, que vem em fase de crescimento após a troca no comando técnico. O time ainda não perdeu sob o comando de Umberto Louzer e chega para encarar o Pantera após boa vitória diante do Mirassol.
Histórico do confronto
O duelo desta segunda será o de número 101 na história do confronto. O Guarani leva vantagem com 35 vitórias. O Botafogo tem 30. O duelo ainda registra outros 35 empates. Porém, nos dois últimos encontros, quem se deu bem foi o Botafogo.
No Paulistão deste ano o Botafogo venceu por 3 a 2, gols de Robinho, Salatiel e Marcos Júnior. Ano passado, também pelo Paulistão, o Pantera venceu por 2 a 0, no Brinco de Ouro, com gols de Tiago Reis e Jean Victor.