Tribuna Ribeirão
Política

Projeto libera cães em parques de RP

ALFREDO RISK

Tutores de cães com mais de dez quilos aguardam mudança na lei municipal para permitir a entrada desses animais nos parques públicos de Ribeirão Preto. Atualmente, a legislação, aprovada em 2016, de autoria do então vereador Rodrigo Simões (então no PDT), só autoriza a presença de animais considera­dos de pequeno porte.

Antes da lei, todos os pets eram proibidos de frequentar es­tes equipamentos públicos. Para acabar com essa limitação, Ales­sandro Maraca (MDB) protoco­lou, na terça-feira, 27 de junho, projeto de lei que altera a atual legislação, permitindo que os cães grandes possam frequentar os parques.

Atualmente, quando os fun­cionários da empresa responsável pela vigilância nos parques de­tectam um tutor com um animal aparentemente com peso acima de dez quilos, impedem o ingres­so do pet. Caso já esteja no inte­rior do parque, solicitam ao tutor que retire o animal do local.

Mesmo com a atual legisla­ção, entre 2016 e 2019 nenhum tipo de pet conseguiu passear nos parques públicos da cida­de. O projeto de lei aprovado na Câmara foi vetado, na época, pela então prefeita Dárcy Vera. Na ocasião, o veto foi derruba­do pelos vereadores e a lei foi promulgada pelo presidente do Legislativo, Walter Gomes (na época no PTB).

Mas, após a promulgação, a prefeitura determinou, em se­tembro daquele ano, por meio de decreto publicado no Diário Oficial do Município (DOM), o não cumprimento da lei. Tam­bém entrou com uma ação di­reta de inconstitucionalidade (Adin) no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ/SP), que em 2019 considerou a ação improcedente e determinou a vigência da lei.

O decreto foi revogado em 14 de março de 2019 – já no governo do prefeito Duarte No­gueira (PSDB) – e os cães peque­nos puderam finalmente entrar nos parques públicos. Segundo Maraca, a mudança no projeto de lei visa garantir o acesso de animais de estimação, desde que controlados e sem causar trans­tornos nos parques municipais.

Também busca assegurar o direito das pessoas com defici­ências ou necessidades especiais que dependem do auxílio de cães de assistência. “A medida busca promover a inclusão e o respeito aos direitos das pessoas com deficiências, assegurando­-lhes a igualdade de oportuni­dades de desfrutar dos espaços públicos da cidade”, afirma o parlamentar na justificativa.

Procurada para comentar o projeto, a prefeitura informou por meio de nota que a lei só permite a entrada nos parques públicos, de animais de pequeno porte sendo obrigatório o uso de coleiras em cães, atreladas às guias. Informou ainda que os proprietários de cães devem re­colher as fezes de seus animais dos logradouros públicos e que a fiscalização continuará sendo feita seguindo a lei municipal.

Postagens relacionadas

Ele apoia o prefeito

Redação 1

Projeto quer obrigar ar-condicionado em guaritas 

William Teodoro

Supersalários – Câmara deve readequar salário de 20 servidores

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com