A obra do túnel que está sendo construído no local da antiga praça Salvador Spadoni, sob a avenida Nove de Julho, no Jardim Sumaré, que permitirá ligação direta entre as avenidas Independência e Presidente Vargas, entra na reta final e está 78% concluída. A prefeitura de Ribeirão Preto pretende inaugurar a passagem em setembro.
Atualmente, os trabalhos envolvem pintura interna e instalação de gradis na passarela de segurança, que contará com 1,2 metro de largura e vai margear a parte interior do túnel, de 381 metros de extensão. O último passo antes da inauguração será a instalação da camada final de asfalto.
Na área de cima, a praça Salvador Spadoni, que ficará sobre o túnel, recebe calçadas e começa a ser reconstruída. Serviços de acabamento também estão sendo feitos nos canteiros ao longo da avenida Presidente Vargas, no entorno da rampa sul do túnel, que medirá 124,26 metros. Já a rampa norte, que dará acesso pela Independência, terá 78,41 metros.
Duas pistas da Independência, no entorno da obra do túnel, foram liberadas pela prefeitura de Ribeirão Preto em 1º de junho. A avenida recebeu uma capa de Binder, camada de asfalto intermediária, instalada antes da capa final, ligando as camadas de base ao último pavimento.
Diariamente, cerca de 2.400 veículos passam pelo local somente nos horários de pico – são 5.400 durante todo o dia –, além de aproximadamente nove mil passageiros de ônibus, usuários do transporte coletivo urbano. Para que a obra do túnel pudesse sair do papel, a praça Salvador Spadoni foi totalmente desfeita.
Nesta etapa, começa a ser reconstruída no mesmo local. Como um jardim suspenso, ela ficará em cima do túnel, que terá cerca de um terço de sua estrutura passando por baixo da área de lazer. No centro da praça, duas aberturas no chão darão vista ao túnel, que receberão ventilação por ali.
Túnel
A Rual Construções e Comércio Ltda., de São Paulo, venceu a licitação que envolve as obras de conclusão do túnel sob a praça Salvador Spadoni. A empresa receberá R$ 27.185.960,56 e a previsão é que a obra seja concluída em 18 meses. O valor total investido na intervenção será de R$ 30.068.952,06.
Os outros R$ 2.882.991,50 foram pagos à Contersolo Construtora, que em 2020 venceu a licitação original, mas realizou apenas 14% dos serviços antes de desistir da obra alegando inviabilidade financeira por causa do aumento do preço de insumos como o aço. O contrato foi rescindido unilateralmente pela administração municipal, em julho de 2021.
O valor de R$ 30.068.952,06 está R$ 10.186.252,04 ou 51,2% acima do previsto no primeiro contrato, de R$ 19.882.700,02, assinado com a Contersolo Construtora em 2020, e também supera em 17% o previsto no edital original, de R$ 25.706.975,99, aporte de R$ 4.361.976,07.
O túnel terá 381 metros de extensão. São 178 metros fechados e 203 metros de rampas de acesso, com 7,5 metros de largura e cinco metros de altura, além de 20 módulos (nove totalmente fechados e onze de acesso). Será iluminado e terá duas claraboias de ventilação. Também terá sistema de combate a incêndio e drenagem de águas da chuva.
Terá nove módulos fechados em toda sua extensão. O acesso ao túnel será pela avenida Independência com a rua Bernardino de Campos, passando por baixo da praça Salvador Spadoni e terminando na avenida Presidente Vargas, entre as ruas João Penteado e Eliseu Guilherme, o que criará um fluxo livre com semáforos apenas na parte externa do túnel.