Tribuna Ribeirão
Artigos

O AME nos seus últimos detalhes

Um compromisso nascido de um sonho está prestes a tornar realidade a maior conquista de Ribeirão Preto e região na área da saúde. O AME Ribeirão está em seus últimos detalhes. A cons­trutora responsável pela obra já trabalha na preparação do esta­cionamento que deverá receber ônibus de pacientes de cidades da região, assim como outros veículos destinados ao transporte de pacientes. A obra está 95% concluída e deverá ser entregue ao governo paulista em agosto próximo, para que assuma o seu total funcionamento, com aquisição e instalação de móveis e equipamentos e contratação de profissionais.

Na semana passada já nos reunimos com a Organização Social de Saúde (OSS) que ficará responsável pela gestão do AME Ribei­rão. A escolhida pelo governo do estado de São Paulo foi a Santa Casa de Franca, que cuidará de toda a implantação e abertura de editais para a contratação de médicos, enfermeiros e demais profissionais que atuarão no AME. A porta de entrada dos atendi­mentos será via sistema CROSS. O paciente deverá buscar as uni­dades de saúde das cidades e o médico que avaliará a necessidade de encaminhar aos hospitais, entre eles o AME Ribeirão.

Os investimentos feitos pela Prefeitura de Ribeirão Preto, com recursos próprios, foram na ordem de mais de R$ 50 mi­lhões. Agora, com as obras na reta final, é importante que, antes de ser entregue para a gestão do Estado, as cidades que compõem a região da DRS XIII conheçam a gestão da OSS responsável, para que não ocorram desacertos e, assim, tenhamos o melhor AME do estado de São Paulo. Como ambulatório de especialidades, o AME Ribeirão atenderá, então, apenas pacientes encaminhados. Os atendimentos de urgência e emergência continuarão sendo feitos nas unidades de pronto atendimento das cidades.

O AME Ribeirão representa um ganho significativo na área da saúde regional porque atenderá especialidades que ficam re­presadas nas cidades, por falta de uma estrutura preparada para este tipo de atendimento. Um avanço que custou muito traba­lho e persistência para que fosse conquistado. Foram inúmeras viagens e reuniões com autoridades estaduais desde antes do início de nosso primeiro mandato. Olhando agora para o prédio quase pronto e adotando as medidas finais, estou convicto que valeu a pena o trabalho de tantas pessoas para que tenhamos esta unidade em nossa região.

O prédio construído pela Prefeitura para instalação do AME Ribeirão possui capacidade de realizar procedimentos de média complexidade em cirurgias geral, vascular, dermatologia, orto­pedia, oftalmologia, otorrinolaringologia, proctologia e urologia que podem ser realizados em hospital-dia, sem necessidade de retaguarda de leitos ou UTI.

Com uma área útil de construção de 7.901,00 metros quadra­dos, deve funcionar, de acordo com o grupo Santa Casa de Fran­ca, das 7h às 19h. O prédio é composto por recepção externa para acompanhantes, recepção interna central e recepção/balcão de atendimento, 24 consultórios médicos, 40 salas de apoio e exames de diagnóstico, 4 salas cirúrgicas, com sala de recupera­ção para 15 camas e 5 poltronas.

A previsão é que sejam realizados 89.280 atendimentos por ano (entre consultas, retorno médico e interconsultas) em 21 especialidades médicas e 50.436 procedimentos diagnósticos anuais. Entre os dez tipos de cirurgias previstas (especialidade cirúrgica), a previsão é a realização de 8.760 cirurgias por ano.

A partir do funcionamento do AME Ribeirão, nossa cidade, que já recebe bem todas as pessoas que aqui vêm para turismo e lazer, também acolherá quem busca atendimento médico espe­cializado para solução de seus problemas.

Postagens relacionadas

Bolsonaristas atacam a Campanha da Fraternidade (de novo)

William Teodoro

Desenrola e a competitividade para micro e pequenas empresas

Redação 2

A benção dos motoristas na Santo Antoninho!

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com