A grande vantagem de se fazer estudos Metafísicos consiste na liberdade de explorar todas as facetas da vida humana sem sair do assunto.
Não são muitos que percebem, mas, a energia que nos dá vida é movida pelos sentimentos, o que resulta no fato de que o mundo é movido por eles, de fato, o Universo só existe porque o Sentimento Único decidiu que assim fosse.
Existe um Sentimento único, porém, em sua manifestação no plano tridimensional em que vivemos, ele aparece numa graduação tão variada que a maioria não percebe sua fonte única; que é o AMOR!]
O SENTIMENTO!
Quando visto com olhos Metafísicos o Amor é o amálgama que mantém TUDO conectado e os que buscam a Luz ao estudá-lo, nunca devem fazê-lo sob a ótica de uma única de suas manifestações, ou quando analisa as características de uma delas, não pode perder de vista sua imensa infinitude.
De todos os Avatares que já desceram a este plano com a finalidade de ajudar a humanidade, o mais importante para nós ocidentais, foi Jesus, o Cristo. Depois de mais de 2.000 anos ainda ficamos extasiados diante da sabedoria que seus ensinamentos encerram. Como tinha total conhecimento sobre quem somos e nosso vínculo indestrutível com a Fonte, criou uma maneira compreensível para os que o ouviam de como falar sobre Ela. Falava sobre Ela com absoluta intimidade chamando-A de Pai, pois a maioria de seus ouvintes pertencia a uma sociedade machista. Seus ensinamentos remetem a uma Perfeição tal, impossível àqueles que não O conhecem. Por isso, punha tanta ênfase na necessidade de conhecermos a Verdade: “Conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará”. Sua segurança era tão evidente que Seus discípulos o questionaram a respeito:
Mestre, falas tanto em Deus, quem é Deus? Como tudo o que disse, sua resposta os chocou, pois diante de sua simplicidade não conseguiram alcançar sua profundidade: Deus é Amor!
Como um sentimento pode ser a Fonte Criadora de tão imensurável Criação?
Tivemos que aguardar mais de 2.000 anos para superarmos as limitações materiais que dificultam “enxergar” a transcendência da Criação Divina. Nós e tudo à nossa volta somos filhos de um Sentimento. Nenhum Sentimento nasce da periferia material da Criação Universal. Os Sentimentos se originam no âmago da Criação. Deus, a Consciência Universal, é Onisciente; Onipresente e pela lógica Onipotente!
Mas, há sentimentos negativos?
SIM! Porém, não se originam da Fonte; de Deus, são criações do Ego humano, esse apêndice tão útil à nossa relação com o mundo tridimensional e tão confuso quando tenta entender sua própria origem.
Uma das dificuldades do Ego se relacionar com o Divino que habita a si mesmo, reside no fato de acreditar que precisa de intermediários para se relacionar com sua Fonte. Duas informações que Jesus, o Cristo, nos deixou mostram que essa insegurança do Ego, causa da maioria dos sofrimentos humanos, resulta de sua indolência. Ele disse:
1 “O Reino de Deus está dentro de vós”;
2. “Sois Deuses e não sabem”!
Para alcançarmos o Divino em nós, basta nos voltarmos para dentro e conversarmos com a partícula Divina que nos habita, sem implorar nada. Mantendo em seu coração o mais puro AMOR, conversar com o Pai como todo Filho que Ama o Pai o faz!
“Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo”!
Esse ensinamento de Jesus é muito difícil para quem foi ensinado que há inimigos. A história conhecida da humanidade foi construída num caldeirão de disputas, completamente distante da finalidade pela qual fomos criados. Para o que se guia por esses exemplos Ele disse:
“Ouvistes o que foi dito: ‘olho por olho dente por dente’; Eu, porém, vos digo: Amai vossos inimigos”!
Para aqueles que ainda não assistiram este documentário, recomendo com toda ênfase que o façam para compreender a Perfeição e Profundidade dos ensinamentos do Cristo:
Et.: Este é um tema recorrente. Voltaremos a ele constantemente.