Pela primeira vez o Brasil recebe um circuito internacional de fotografia, aberto à participação de todos os fotógrafos do planeta. É organizado por cinco fotoclubes nacionais, entre eles o Grupo Amigos da Fotografia, de Ribeirão Preto.
O 1º Brazilian International Photography Circuit é reconhecido pela Federation Internationale de L’art Photographique (FIAP, França), International Association of Art Photographers (IAAP, Macedônia do Norte) e Confederação Brasileira de Fotografia (Confoto, Brasil). O evento tem o apoio cultural do Tribuna.
Em Ribeirão Preto, a exposição acontece no Centro Cultural Palace, na rua Álvares Cabral nº 322, no Quarteirão Paulista. Centro Histórico. Permanecerá em cartaz até dia 30. A visitação está disponível de segunda a sexta-feira, das nove às 20 horas.
São imagens de 59 países. No Palace, o circuito expõe as fotografias que ficaram nos três primeiros lugares, além de 36 fotografias em papel 30×45, de três categorias: Preto e Branco, Colorida e Crativa. Também serão expostas as medalhas de ouro, prata e bronze de FIAP, IAAP, Confoto e do Grupo Amigos da Fotografia.
As menções honrosas são apresentadas num aparelho de TV, num total de 120 imagens. Além do GAF, o 1º Brazilian International Photography Circuit também é gerenciado pelo Foto Cine Clube Bandeirante (São Paulo, capital), Candango Fotoclube (Brasília) e por mais dois fotoclubes do interior paulista, o Cine Foto Clube de Amparo e o Fotoclube Rio Preto e Branco, de São José do Rio Preto.
Duas imagens de associados ao Grupo Amigos da Fotografia, ambas da categoria Criativa, foram escolhidas para participar do circuito: “Peru”, de Luiz Caju, está na lista da FIAP Blue Ribbon; e “Escadas”, de César Trimer (veja nesta página), foi selecionada pelo IAAP Ribbon. Os dois são de São Carlos. Na categoria Colorida, mais dois do GAF: Firmino Piton com a foto “Jardineiro” e Karoline Saadi com “Que bom que você chegou”.
As inscrições terminaram em 13 de março de 2023. Os trabalhos foram julgados até 29 de abril. Chancelada pelas principais federações do mundo fotográfico, a primeira edição do evento irá distribuiu 695 prêmios entre medalhas de ouro, prata e bronze, diplomas de menções honrosas, certificados e catálogo digital aos participantes inscritos.
Entre as categorias do concurso estão livre Colorido, livre Monocromático e Imagem Criativa (cor ou PB). Além de sua amplitude mundial e expressiva premiação, as fotografias selecionadas farão parte de um rodízio de exposições entre as cidades dos fotoclubes organizadores.
É uma grande vitrine aos iniciantes e experientes. Neste mêsde junho é a vez de Ribeirão Preto. O concurso contou com quinze jurados de peso de países como Argentina, Brasil, Indonésia, Irã, Macedônia do Norte, Rússia, Sérvia e Suécia.