Tribuna Ribeirão
DestaquePolítica

Parceria público-privada – Leilão da iluminação será em 7 de julho

PREFEITURA/CCS

A iluminação pública de Ribeirão Preto terá cara nova com a parceria público-privada (PPP) que está na reta final de implantação. O leilão que defi­nirá a empresa responsável pela execução dos serviços em toda a cidade será realizado na se­mana que vem, 7 de julho, sex­ta-feira, às 14 horas, na Bolsa de Valores do Brasil, a B3, na rua XV de Novembro nº 275, Cen­tro de São Paulo.

Já a entrega dos envelopes com as propostas ocorre nesta terça-feira, 27 de junho. O valor estimado do contrato é de R$ 297.072.444,03. Para chegar à fase do leilão, a prefeitura de Ri­beirão Preto cumpriu uma série de procedimentos legais, cujas etapas incluem o estudo de vi­sibilidade, consulta pública, en­caminhamento para o Tribunal de Contas da União (TCU) e publicação do edital.

Tudo isso para garantir que o resultado seja assertivo para a população. O formato é inédito na cidade. Assim que implanta­da, a empresa responsável pela concessão terá como responsa­bilidade a prestação dos serviços de iluminação pública no mu­nicípio, incluindo a instalação, melhoramento, desenvolvimen­to, modernização, expansão, eficientização energética e ma­nutenção de todo o parque de iluminação da cidade.

Pontos
Significa, na prática, que mais de 80 mil pontos de ilu­minação de todas as regiões da cidade, incluindo vias, pra­ças e parques, terão as lâmpa­das convencionais substituídas por led, sistema que propor­ciona maior luminosidade e menos gasto energético.

O contrato também promo­verá a expansão de 900 pontos de iluminação a cada ano e aumento de 68% na eficiência energética. Além das ilumina­ção por led nas vias públicas, patrimônios históricos e cultu­rais receberão atenção especial, como as praças XV de Novem­bro, Carlos Gomes e Sete de Setembro, os teatros de Arena Jaime Zeiger, Municipal e Pe­dro II e parques, entre outros.

“Teremos Ribeirão Preto mais bonita, mais segura, o que promoverá melhora sig­nificativa na qualidade de vida da população”, diz o prefeito Duarte Nogueira (PSDB). Fi­carão sob responsabilidade da concessionária todas as ativi­dades operacionais do sistema de iluminação pública, como a manutenção preventiva, cor­retiva e emergencial da rede. Ou seja, em casos de ocor­rências de furto de cabos de energia, por exemplo, a repo­sição será providenciada ime­diatamente pela concessionária.

“Com a parceria, a cidade ganhará eficiência e economia de energia, diminuição de emis­sões de carbono, valorização do patrimônio histórico e cultural, maior sensação de segurança pública, viabilização da vida noturna, promoção do turismo e diminuição de acidentes de trânsito por falta de visibilida­de durante noite e madrugada”, emenda o chefe do Executivo.
O processo está sendo de­senvolvido pela prefeitura com assessoria técnica da Caixa Econômica Federal e apoio fi­nanceiro do Fundo de Apoio a Concessões e Parcerias. Os estudos ainda contam com o apoio técnico e financeiro da International Finance Corpo­ration (IFC) e Global Infras­tructure Facility vinculados ao Grupo Banco Mundial.

Postagens relacionadas

Furtos aumentam no primeiro bimestre  

William Teodoro

Organização do Prêmio Recall promove live com Jair Correia

Redação

Senado aprova reajustes salariais para categorias de segurança

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com