Tribuna Ribeirão
Artigos

O que é Metafísica Filosófica (texto 7)

Cleison Scott *
[email protected]

[No seu interagir com o mundo as ações humanas recebe diferentes qualificações, desde as mais elogiáveis até as mais execráveis. Uma que é condenada por todos e em algum grau todos a alimentam é o EGOÍSMO. Façamos uma análise Metafísica dessa característica que se mostra tão resistente, pois a despeito de ser execrada pela esmagadora maioria das pessoas, vem acompanhando o homem desde que se têm notícias de sua existência]

O EGOÍSMO!

Esse execrável sentimento vem sempre acompanhado – em menor ou maior intensidade – de outro tão execrável quanto ele que pode ser considerado como seu gatilho; a ‘Inveja’. Relembrando: o Universo é 100% constituído de Energia em movimento numa frequência específica e em 0,00001%  desse total a energia entra a vibrar numa frequência diferente , resultando no que é chamado de matéria.

Normalmente o mundo transcendente é tratado como ‘Mundo Espiritual’ e o físico de ‘Mundo Material’. Não me lembro de alguém sentir inveja de alguma qualidade transcendente!rsrsrs. Não havendo o gatilho, o egoísmo não existe.

Isso limita nossa análise ao mundo físico, material, ou seja, a 0,00001% do todo. Porém, nesse âmbito ele faz enormes estragos em nossas existências, sendo uma das principais razões de nosso lento evoluir o que justifica a análise. Mas, como fazê-lo? Usando os conceitos Metafísicos!

A Metafísica é a única área do conhecimento humano que não se deixa limitar por nada, não havendo meio de encerrá-la em quaisquer das caixas que o homem vive construindo para colocar conceitos e elaborar novos, ou ainda, tirar conclusões sobre existentes. Ciência, religião, crenças e dogmas, não conseguem encontrar algo que a limite. Outro fato da maior relevância:

O ACESSO AO MUNDO TRANSCENDENTE É IRRESTRITO E OS MEIOS DE FAZÊ-LO TAMBÉM!

A Inveja, principal gatilho do egoísmo, nasce do sentimento de carência, que nasce do acreditar que necessita de algo que não tem, ou desejar coisa melhor do que tem. Não há nada de errado em querer melhorar, pois este sentimento imprescindível para evoluir. Porém, sentir inveja e acumular além do necessário é fruto do IGNORAR a verdadeira origem de tudo. O próprio Universo e tudo que nele existe nasce na Consciência Cósmica e o ser humano não foge a regra. Somos uma simples extensão da Fonte como tudo o mais com a ‘Consciência Individuada‘ que já desenvolveu a “Autoconsciência de si própria”. No infinito Campo Unificado está toda energia e as ‘matérias primas’ para a consecução de quaisquer das lucubrações humanas, portanto, sentir carência que leva a nutrir a inveja ou egoísmo é, consciente ou inconscientemente, IGNORAR esse fato. Por isso, a busca pelo conhecimento é uma necessidade fundamental e se o homem honestamente se empenhar nisso, infalivelmente chegará à Verdade que Liberta.

Huberto Rohden diz haver uma diferença importante entre acreditar e saber. Sua Consciência pode estar convicta sobre algo em que ela acredita, mas um dia algo ou alguém pode mostrar-lhe uma razão que prove estar equivocada. O que se sabe é imutável e inatingível, quando adquirido irá acompanhar seu detentor pela eternidade.

Todos os Avatares que desceram até este plano para ajudar a humanidade em seu evoluir recomendaram a busca pelo conhecimento. Nunca condenam a posse de bens materiais, mas a ganância em acumular além do necessário, muitas vezes, em detrimento da Vida.

Conta-se uma história que Alexandre o Grande (356 a.C. – 323 a.C.), pouco antes de sua morte teria dado ordens para que seu ataúde fosse carregado por seus médicos, seus bens fossem espalhados ao longo do trecho por onde passasse o cortejo fúnebre e que suas mãos fossem balançando para fora do caixão. Perguntado o porquê de um enterro tão sui generis, explicou: Quero demonstrar que mesmo os melhores médicos do mundo não podem evitar a morte, que ninguém pode levar consigo os bens materiais que amealhou em vida e que deixo o mundo de mãos vazias como cheguei.

EGOÍSMO, doença espiritual a ser debelada!

* Administrador de empresas, com especialização em Marketing

1 Os cientistas de vanguarda trabalham intensamente para descobrir a causa desse comportamento. John Wheeler (1911 – 2008) entre os maiores Físicos do século XX, colega de Einstein em Princeton e por quem este tinha grande admiração, afirmou que o Universo é participativo, sendo a Consciência Humana participante ativa de sua existência, o que explica o vermos em expansão, uma vez que Consciência está se expandindo eternamente.    

1 Chegará o momento de examinarmos técnicas para tanto! 

1 Avatar, descido do céu à Terra.  

 

Postagens relacionadas

Apenas para refletir

Redação 1

Cartografia e Literatura: O conhecimento do interior da América do século XVIII

Redação 1

Entre a segunda época e o recesso

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com