Em 2022 e até o dia 13 de junho deste ano, Ribeirão Preto ganhou 31 novos ribeirão-pretanos graças aos títulos de cidadania concedidos pela Câmara Municipal. Do total, seis foram para personalidades famosas nacionalmente. Neste período foram protocolados 39 projetos para conceder a honraria, dos quais oito ainda estão sendo analisados pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), para depois serem levados a votação em plenário.
Entre os homenageados estão dois governadores, um procurador da República, um delegado deputado, o dono de uma rede com 20 shoppings e um cantor lírico.
Governador
O atual governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) virou cidadão ribeirão-pretano em 7 de fevereiro. A honraria teve como autores os vereadores, Igor Oliveira (MDB) e Isaac Antunes (PL) e foi assinado também por mais dez parlamentares. São eles: Bertinho Scandiuzzi (PSDB), Franco Ferro (PRTB), Alessandro Maraca (MDB), Lincoln Fernandes (PDT), Matheus Moreno (MDB), Brando Veiga (Republicanos), Paulo Modas (União Brasil), Sergio Zerbinato (PSB), Maurício Vila Abranches (PSDB), Renato Zucoloto (PP).
Tarcísio de Freitas é natural do Rio de Janeiro e foi eleito nas eleições do ano passado, governador de São Paulo com 55,27% dos votos, ou seja, 13.480.643 votos. O governador já foi ministro da Infraestrutura no governo Jair Bolsonaro e diretor executivo e diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes durante o governo da então presidente, Dilma Rousseff (PT).
Ex-governador
Em 25 de maio do ano passado, foi a vez do então governador do estado de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB) ser homenageado. O projeto concedendo a honraria tem como autor o vereador Igor Oliveira (MDB).
Natural de Tanabi, Garcia foi deputado estadual eleito por três legislaturas consecutivas. Em 2021, depois de 27 anos, Rodrigo Garcia deixou o Democratas para se filiar ao PSDB, partido pela qual tentou a reeleição para o Palácio dos Bandeirantes na eleição do ano passado. Não conseguiu se reeleger.
Cantor lírico
O renomado tenor Jean William Silva recebeu o título de cidadão ribeirão-pretano, no dia 11, em sessão solene na Câmara Municipal. A homenagem foi proposta pelo vereador Marcos Papa e aprovada por unanimidade pelo Legislativo.
Natural da vizinha cidade de Barrinha. O tenor construiu uma carreira de sucesso e considera como um momento marcante, a apresentação para o Papa Francisco, diante de três milhões de pessoas, no Rio de Janeiro, em 2013.
O tenor foi uma das atrações da Jornada Mundial da Juventude e se apresentou para o Papa Francisco no dia 25 de julho, durante a Cerimônia de Acolhida, em Copacabana, interpretando o hino de abertura do evento, a música “Jesus Christ you are my life”.
Procurador de República
Por iniciativa da então vereadora Gláucia Berenice (Republicanos) o procurador da República, Guilherme Schelb, também se tornou cidadão ribeirão-pretano. Atualmente ela deixou seu mandato na Câmara e é a Secretaria Municipal de Assistência Social de Ribeirão Preto.
Mestre em Direito Constitucional e especialista em segurança pública. Schelb atuou em investigações criminais na Europa, Estados Unidos e América do Sul. Foi responsável pelo combate ao crime organizado e a corrupção em órgãos públicos federais em ações de repercussão nacional e internacional como: o escândalo do Banco Marka, o escândalo do Painel do Senado Federal e a investigação das máfias italiana e espanhola na exploração do jogo ilegal.
Delegado deputado
O delegado e deputado Antonio Assunção de Olim (PP), mais conhecido como Delegado Olim, virou cidadão da cidade graças a uma proposta do vereador Elizeu Rocha, também do PP. Formado em direito nas eleições de 2014, Delegado Olim, se lançou candidato a uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, sendo eleito com 195.932 votos. Nas eleições de 2018, foi reeleito deputado estadual com 161.569 votos e em 2022 foi eleito para um terceiro mandato na Alesp com 201.348 votos.
Dono de shopping
O empresário carioca José Isaac Peres tornou-se cidadão ribeirão-pretano graças a iniciativa da Mesa Diretora da Câmara. Com mais de 50 anos de experiência no mercado imobiliário e de shopping centers, o empresário é sócio fundador e presidente da Multiplan. A empresa é pioneira do setor de shopping centers no Brasil, e tem atualmente 20 shoppings em todo país, que somam mais de 6000 lojas e têm trafego anual de aproximadamente 190 milhões de consumidores.
Títulos de Padilha e Bolsonaro ainda estão na gaveta
Um dos mais recentes projetos para personalidades protocolado foi o da vereadora Duda Hidalgo (PT), no dia 4 de abril. A parlamentar quer conceder a honraria para o ministro das relações institucionais do governo Lula, Alexandre Padilha. Segundo a autora do projeto a homenagem a Padilha é uma forma de reconhecimento aos relevantes serviços prestados por ele à comunidade. Sua principal atuação sempre foi o serviço público.
Em 2009 foi nomeado, ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais pelo então presidente da República, Luís lnácio Lula da Silva. Também foi Ministro da Saúde, permanecendo no cargo até janeiro de 2014.
Em Ribeirão Preto, enquanto ministro, foi responsável pela construção e implementação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Leste, na Avenida da Treze de Maio. Em janeiro deste ano foi nomeado ministro de Relações institucionais do atual Governo Lula.
Na condição de ministro, esteve em Ribeirão Preto no dia 1 de março para acompanhar os esforços da Prefeitura, Câmara Municipal e Governo Federal para implementação de uma unidade do Instituto Federal de Educação na cidade.
A Câmara de vereador de Ribeirão Preto, também tem um projeto de decreto Legislativo para concessão do título de cidadão ribeirão-pretano para o ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL). A votação da honraria, de autoria do vereador Isaac Antunes (PL) estava na pauta da sessão do dia, 13 de junho, mas foi adida a pedido do autor, o vereador Isaac Antunes (PL).
Na propositura Isaac Antunes ressaltou que a honraria seria uma forma de reconhecimento dos relevantes serviços prestados à cidade. Destaca que como presidente da República, entre 2019 e 2022, ele enfrentou diversos desafios, em especial, todas as dificuldades provocadas pela pandemia da covid-19.
Argumenta também que esse apoio se estendeu às entidades filantrópicas e aos prestadores de serviços da saúde de nossa cidade, como Hospital Santa Lydia e a Santa Casa de Misericórdia, que receberam para enfrentamento da pandemia, cerca de R$ 27,1 milhões, segundo dados de fevereiro de 2021 listado no projeto.