Em reunião no Centro Administrativo Prefeito José de Magalhães, nova sede da prefeitura de Ribeirão Preto, com Silvania Soares, diretora da Escola Técnica Estadual José Martimiano da Silva, o popular “Colégio Industrial”, o prefeito Duarte Nogueira (PSDB) informou que estuda o local para instalação da segunda unidade da Etec no município.
O pedido já havia sido feito ao governo do Estado. “A prefeitura está disposta a ceder o local para instalação da nova unidade”, ressalta Duarte Nogueira. Segundo Silvania Soares, há uma demanda crescente por parte das empresas de tecnologia da informação, representadas pelo Polo Industrial de Software de (Piso) Ribeirão Preto, por profissionais capacitados nesta área.
“A iniciativa do prefeito em trazer esta unidade para Ribeirão Preto proporcionará a ampliação de oferta de mão de obra especializada nesta área”, diz. Em 16 de março, o Comitê Gestor da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo autorizou a execução das obras do projeto de reforma e ampliação da Etec.
A Escola Técnica Estadual José Martimiano da Silva fica na rua Tamandaré nº 520, no bairro Campos Elíseos, Zona Norte de Ribeirão Preto. O valor estimado é de R$ 52.610.067,20. “Será a maior obra a ser executada pelo Centro Paula Souza (CPS) – gestor das Etecs e das Faculdades de Tecnologia (Fatecs)”, diz o prefeito Duarte Nogueira.
A solicitação ao governo do Estado também inclui uma nova unidade com ênfase nas habilidades profissionais e comportamentais ligadas às tecnologias da informação e comunicação (TICs). A unidade será voltada a temas como programação, design de usuário, marketing digital, gestão de redes sociais, segurança de dados, robótica, entre outras carreiras da área.
O projeto já foi aprovado pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e pelo Centro Paula Souza. Nos últimos 96 anos, a Etec José Martimiano da Silva formou 55 mil alunos em cursos técnicos. A obra prevê a construção de três novos blocos no atual prédio: um pedagógico, contendo área de 6.086,65 metros quadrados; um de laboratórios, com área de 1.480,05 m²; e o terceiro bloco, esportivo, com espaço de 1.090,01 metros quadrados.