O papa Francisco vai deixar o Hospital Policlínico Universitário Agostino Gemelli, em Roma, na manhã desta sexta-feira, 16 de junho, segundo o Vaticano. A conselho da equipe médica e após evolução clínica “regular”, o pontífice argentino, de 86 anos, deixará a policlínica “amanhã de manhã”, afirma o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, em comunicado.
Francisco passou por uma operação de três horas para reparar uma hérnia abdominal na quarta-feira da semana passada. Os médicos disseram que o papa não deverá ter limitações para viagens e outras atividades após a recuperação.
Ele tem viagens marcadas a Portugal, de 2 a 6 de agosto, quando participará da Jornada Mundial da Juventude e visitará o Santuário de Fátima, e à Mongólia, de 31 de agosto a 4 de setembro, um dos lugares mais remotos que já visitou. O papa argentino – que nasceu Jorge Mario Bergoglio, em Buenos Aires – é o 266º da Igreja Católica.
Na manhã desta quinta-feira (15), Francisco visitou as crianças internadas no setor de oncologia pediátrica do Hospital Policlínico Universitário Agostino Gemelli, em Roma. O pontífice está na mesma instituição, desde quarta-feira da semana passada, dia 7, para se recuperar de uma cirurgia de intestino à qual foi submetido por causa de uma hérnia incisional.
Conforme informações do Vaticano, o pontífice também cumprimentou a direção do hospital que o acolheu pela terceira vez, após a cirurgia de 2021, em razão de uma diverticulite, e a hospitalização em março deste ano por bronquite infecciosa.
Durante a visita, o papa demonstrou às crianças a sua proximidade e a sua emoção, em meio a carinho e bênção, segundo o Vaticano. Uma forma também para agradecer a elas a preocupação que tiveram em enviar-lhe na sexta-feira (9) da semana passada, dois dias após sua cirurgia, uma carta desejando-lhe uma rápida recuperação.
A carta veio acompanhada de desenhos e de uma escultura com a escrita: “sempre contigo”. Esta é a terceira vez que Francisco vai ao setor de oncologia pediátrica do Gemelli.
Caetano
O papa Francisco convidou Caetano Veloso para o evento de celebração dos 50 anos do Museu de Arte Contemporânea do Vaticano, que será realizado no dia 23 de junho, na Capela Sistina, segundo o colunista Guilherme Amado.
O objetivo do evento é “reviver o forte vínculo” da Igreja Católica com o mundo da arte. Poucos artistas serão convidados para a cerimônia. Ainda de acordo com o jornalista, Caetano Veloso não sabe se conseguirá ir, por causa da agenda de shows.