Por: Adalberto Luque
Um ônibus do Consórcio PróUrbano colidiu, na manhã desta quinta-feira (15), contra um poste na Avenida Caramuru, próximo à Avenida Luzitana, no Alto da Boa Vista, zona Oeste de Ribeirão Preto. O coletivo teria deslizado na pista molhada, por consequência da chuva que caiu sobre a cidade e bateu contra o poste.
Havia apenas o motorista e outros três passageiros no momento do acidente e ninguém se feriu. A Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) foi acionada, porque o poste foi destruído com a batida e havia risco de choque elétrico, uma vez que a rede está energizada.
Os técnicos estiveram no local, desligaram a energia, efetuaram a troca de poste – o que possibilitou a retirada do ônibus – e reestabeleceram a energia na região. Ninguém ficou ferido, mas o trânsito ficou congestionado. Pouco antes do local da colisão, a Prefeitura de Ribeirão Preto fazia poda de árvores no canteiro central da Avenida Caramuru, o que colaborou para aumentar o congestionamento e a lentidão no trânsito.
O Consórcio PróUrbano informou, em nota, que o ônibus fazia a linha 156 – Parque/Shopping. “De acordo com o motorista, o ônibus derrapou devido a pista molhada pela chuva. Os passageiros foram remanejados para outro veículo que chegou em seguida. Ninguém ficou ferido. O Consórcio PróUrbano vai verificar a causa da ocorrência”, relatou.
A nota também abordou o estado dos pneus: “De acordo com a Lei do Contran, a banda de rodagem dos pneus não pode ser inferior a 1,6 mm. Os pneus do ônibus envolvido no acidente estão com 5,0 mm, bem acima do limite mínimo permitido.”