Por: Adalberto Luque
O homem apontado como líder de uma quadrilha de adolescentes que praticava assaltos à bordo de um veículo HB20 preto se entregou, na tarde desta segunda-feira (12). Acompanhado de um advogado, o rapaz, de 19 anos, foi até a sede da Delegacia de Investigações Gerais da Divisão Especial de Investigações Criminais (DIG/DEIC), à Rua Duque de Caxias, Centro de Ribeirão Preto.
Ele era considerado foragido desde terça-feira (06), quando a Polícia civil realizou a Operação Bonde do Arrastão III. Na ocasião, havia um mandado de prisão, mas o jovem não foi encontrado. Um dos menores, de 17 anos, foi apreendido nesta operação. Outros dois já haviam sido apreendidos e estão na Fundação Casa.
Em depoimento, ele teria chorado e admitido participação de três dos quatro crimes atribuídos ao grupo. Porém esse número pode ser maior. O rapaz se apresentou com gesso na perna esquerda, que disse estar fraturada.
Apesar de ter se apresentado com advogado, o delegado que colheu o depoimento do suposto chefe do grupo cumpriu o mandado de prisão. Ele foi indiciado e seguiu para uma unidade prisional, permanecendo à disposição da Justiça.
Assaltos
O grupo supostamente chefiado pelo rapaz de 19 anos, e integrado por três adolescentes, praticava assaltos a pessoas que estavam distraídas na rua. A quadrilha agiu em diferentes bairros da cidade, desde o mês de março.
Sempre chegavam em um HB20 preto. O motorista parava o carro e os outros desciam armados, surpreendendo as vítimas. Em um dos casos, no Jardim Recreio, eles renderam uma empregada doméstica, entraram na casa e roubaram vários objetos. Fugiram levando o carro da residência, que foi encontrado pouco tempo depois abandonado na Vila Virgínia, zona Oeste.
O carro havia sido roubado em março e utilizava placas clonadas. As investigações prosseguem para saber em quantos assaltos e tentativas o grupo teria participado.