Um projeto que começou em abril e já se tornou especial para a cidade. O “Choro na Esquina” deste domingo, dia 11 de junho, às 9h30, no Teatro Minaz, será especial, pois faz parte da programação das comemorações do aniversário de 167 anos de Ribeirão Preto, realizadas durante todo o mês de junho.
O objetivo é promover encontros com músicos de Ribeirão Preto e de outras cidades, para difundir o Chorinho. Nas duas primeiras apresentações, o projeto reuniu mais de 400 pessoas que acompanharam a apresentação dos integrantes do projeto “Choro da Casa” e convidados como Cacilda Mehmari e Fernanda Marx.
A série “Choro na Esquina” é um evento gratuito, que acontecerá no hall do Teatro Minaz, sem a necessidade de retirar ingressos. Uma realização da Cia. Minaz, em parceria com o projeto Choro da Casa e apoio cultural da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, através da Secretaria da Cultura e Turismo.
Choro da Casa
O Projeto foi criado em 2012 por músicos com o intuito de disseminar e tornar acessível a música brasileira, através de uma série de ações culturais, com o objetivo de propagar o chorinho brasileiro em Ribeirão Preto, como por exemplo, as oficinas de música gratuitas, concertos nos diversos espaços culturais da cidade e rodas ao ar livre para a população em geral.
Com mais de 10 anos de existência, o Projeto Choro da Casa esteve ao lado de músicos com reconhecimento nacional, promovendo festivais e transformando Ribeirão Preto em uma cidade referência ao estilo chorinho brasileiro.
O Projeto tem como objetivo estimular ações continuadas em prol da real transformação sociocultural, tornar acessível à população a rica e genuína música brasileira, fomentar o interesse e incentivar as possibilidades da profissionalização artística dos jovens participantes, através das atividades de formação à população e aos artistas interessados em aperfeiçoar ou ampliar seus conhecimentos.
Também busca fortalecer o intercâmbio entre os artistas locais e de outras localidades, inclusive artistas reconhecidos nacionalmente, com o intuito de resgatar, difundir e homenagear as histórias e obras dos antigos e contemporâneos compositores locais de choro, para ocupar os espaços públicos e equipamentos culturais da cidade e ampliar a formação de público apreciador de choro.