Com patrocínio da Arteris, a Cia. Truks apresentará, de 13 a 16 de junho, o espetáculo “O Aluno Sem Nome”, um encantador jogo-teatro. As encenações serão realizadas em escolas de Luiz Antônio e Santa Rosa de Viterbo, na Região Metropolitana de Ribeirão Preto.
Após cada sessão os atores realizam uma dinâmica pedagógica com os estudantes, com o objetivo de reforçar os conceitos fundamentais para a segurança no trânsito. No final de junho, o grupo mostra a montagem em cidades de Santa Catarina.
A peça trata de assunto importante para o jovem, a segurança no trânsito. As 30 sessões acontecem em salas de aula de escola pública. No cenário de uma delegacia de polícia, três investigadores precisam desvendar as causas de acidentes de trânsito que vitimaram três jovens.
Referência nacional na arte do teatro de animação e de bonecos, bem como um dos principais expoentes do teatro para crianças no Brasil, a Cia. Truks usa uma linguagem inovadora inspirada no Escape Room. O grupo construiu um encantador jogo-teatro sobre o importante e necessário tema da segurança no trânsito, porém, de forma interativa, envolvente, leve e, sobretudo, atraente, desta vez para os adolescentes.
Trinta sessões
Serão 30 apresentações até o final de junho, com um pequeno debate ao final do jogo. O patrocínio do projeto é da Arteris. A Truks é a primeira companhia do Brasil a criar o jogo de escapada para adolescentes. A ideia de montar um espetáculo tão diferente dos trabalhos do repertório do grupo aconteceu no final de 2016.
O diretor Henrique conheceu os Jogos de Escapada (Escape Room), em uma situação de lazer com a família. “Fomos colocados em um quarto de hotel dos anos 60 onde um assassinato ocorrera. Tínhamos de desvendar o crime ou não sairíamos mais daquele local.” Com passagens secretas, uma série de enigmas e mistérios a serem resolvidos, a experiência encantou a família toda.
“Prestei muita atenção no meu filho de 9 anos, em como ele ficou envolvido e se transportou para outro espaço-tempo. Ele mergulhou naquela realidade de uma forma intensa, ficou muito curioso”, lembra. “Vivemos naquela situação um enredo que a gente vive no teatro, onde também buscamos um total envolvimento do público com o que estamos fazendo”, diz.
“O jogo de escapada faz isso magnificamente bem.” Henrique ficou tão impressionado com a experiência vivida que alguns meses depois criou o seu próprio Escape Room, que é o Escape Júnior, hoje parceiro de criações da Cia Truks.
Enredo
Três misteriosos personagens, caracterizados como detetives da polícia, invadem uma sala de aula e convocam os alunos a auxiliá-los em uma investigação urgente. A porta da sala é trancada e, por baixo dela, aparece uma misteriosa carta, escrita por um certo… Aluno Sem Nome.
Ele desafia o grupo a desvendar os mistérios de três casos de mortes no trânsito, como forma de conscientizar a turma sobre os perigos que todos nós corremos, todos os dias, nas ruas de nossas cidades. A partir daí, os alunos terão 50 minutos para desvendar os segredos dos três casos.
Agora cada indivíduo ali preso terá uma importante missão a cumprir para que todos consigam resolver os enigmas da aventura. Toda a experiência terá como fundo a necessidade de trabalho conjunto, considerando o protagonismo dos jovens como pedestres, usuários de transporte público, ciclistas e motociclistas.
Em Luiz Antônio, as apresentações serão primeiro na Emef e Técnica de Química, em 13 e 14 de junho, às 8h30 e às 10h30. Fica na rua Brasil nº 320, no Jardim Jataí. No dia 14, também haverá sessões na Emef Roberto Bryan, às 14 e às 16 horas, na rua Luiz Rampazo nº 1.009, Centro.
Na cidade de Santa Rosa de Viterbo, o espetáculo será encenado na Escola Estadual Vergínio Melloni, em 16 de junho. Serão quatro sessões, às sete horas, 8h30, 10h30 e às 14 horas. Fica na Presidente Vargas nº 301, Jardim Alto da Boa Vista.
Cia. Truks
A Cia. Truks é referência nacional na arte do teatro de animação, com 33 anos de atividades e mais de 9.000 apresentações realizadas no Brasil e em 12 países, com mais de 40 prêmios, indicações e menções honrosas, além de seis livros publicados.
Também coordenou por dez anos o Centro de Estudos e Práticas do Teatro de Animação de São Paulo. Recebeu os principais prêmios do segmento, como o Mambembe, APCA, Coca Cola de Teatro Jovem, Teatro Cidadão e o Estímulo da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, entre outros.
Coordenou o centro de estudos e práticas do teatro de animação de São Paulo, espaço de referências desta linguagem artística, em projeto da prefeitura do município, entre 2002 e 2012. Todas as peças do grupo podem ser encontradas no site: www. truks.com.br.