A Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto (Transerp) iniciou nesta segunda-feira, 5 de junho, uma série de interdições na avenida Doutor Francisco Junqueira para andamento das obras do corredor de ônibus do quadrilátero central, pelo Programa Ribeirão Mobilidade.
A empresa diz que haverá, ao longo dos próximos dias, de modo parcial, interdições nas faixas de rolagem da direita, nos dois sentidos da Francisco Junqueira, na pista Centro/Bairro (da Jerônimo Gonçalves até a rua Barão do Amazonas) e na pista Bairro/Centro (da rua Bejamin Constant até a Sergipe).
Com essa intervenção viária, a Transerp recomenda aos condutores que trafegam pela Francisco Junqueira a redobrarem a atenção e diminuírem a velocidade a fim de evitar acidentes. Além disso, uma equipe técnica segue monitorando o andamento dos serviços para garantir a segurança necessária aos condutores e pedestres na região.
Esses bloqueios serão mantidos conforme a necessidade da equipe de obras. Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto (Sincovarp) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDLRP) já criaram uma central de atendimento exclusiva para auxiliar empresários da região que compreende o Centro da cidade, avenida Nove de Julho, Boulevard e Vila Seixas durante as obras do Programa Ribeirão Mobilidade.
São informações sobre os corredores do quadrilátero central e da avenida Nove de Julho. Os contatos podem ser feitos pelos telefones (16) 3625-6924 e (16) 99963-3105 (WhatsApp), pelos diversos grupos de WhatsApp das entidades ou de forma presencial à rua Lafaiete nº 394, no Centro, sempre de segunda a sexta-feira, das oito às 18 horas.
Um comitê de acompanhamento às obras de mobilidade e de restauro e revitalização da centenária avenida Nove de Julho, um dos cartões postais da cidade, e também do quadrilátero central, também foi criado. O objetivo é unir forças e acompanhar, de forma criteriosa e colaborativa, os trabalhos na via.
Além disso, Sincovarp e CDLRP, que apenas em Ribeirão Preto representam oficialmente cerca de 40 mil empresas com atividade de varejo, também elaboraram um plano de comunicação. Vão transmitir informações oficiais, úteis e corretas sobre o andamento das obras e desdobramentos ligados ao assunto, com foco especial nos lojistas.
Serão utilizados canais de comunicação como site, redes sociais, grupos e listas de transmissão no WhatsApp, boletim informativo periódico, comunicados e posicionamentos à imprensa e campanhas, entre outros. A Construtora Metropolitana, do Rio de Janeiro, venceu a licitação para realizar as obras de implantação do corredor de ônibus e de restauração da avenida Nove de Julho, um dos cartões postais da cidade e que completou 100 anos em 7 de setembro do ano passado. Vai receber R$ 31.132.101,77 pelo serviço.
O prazo para a execução dos trabalhos é de doze meses. A obra contempla o restauro do pavimento da Nove de Julho entre a avenida Independência e a rua Tibiriçá, do canteiro central no mesmo trecho, implantação de travessias com acessibilidade para pessoas com deficiência nos cruzamentos e de galerias de águas pluviais nas ruas Comandante Marcondes Salgado e São José, ligando a Nove de Julho à Doutor Francisco Junqueira.
O corredor de ônibus do quadrilátero central está sendo construído pela DGB Engenharia e Construções Ltda. A construtora receberá R$ 20.774.887,51 e tem um ano para concluir a obra. Terá quatro quilômetros e serão implantados nas avenidas Doutor Francisco Junqueira e Jerônimo Gonçalves e nas ruas Florêncio de Abreu, Lafaiete, Visconde de Inhaúma e Barão do Amazonas.
A Secretaria Municipal de Obras Públicas divulgou, em maio, o cronograma de obras enviado pela DGB Engenharia, empresa responsável pela construção do corredor de ônibus no quadrilátero central. Trará sempre uma previsão das datas em que cada etapa da obra será realizada. A consulta pode ser feita no portal oficial do município (https://www.ribeiraopreto.sp.gov.br).