Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Banco de sangue convoca doadores

A campanha Junho Ver­melho foi criada com o ob­jetivo de conscientizar a so­ciedade sobre a importância da doação de sangue, espe­cialmente neste mês em que é celebrado, em 14 de junho, o Dia Mundial do Doador de Sangue. Segundo dados do Ministério da Saúde, apenas 1,8% dos brasileiros doam sangue regularmente.

De acordo com a Organiza­ção Mundial da Saúde (OMS), o percentual recomendado é que entre 3% e 5% pratiquem este ato solidário que pode sal­var até quatro vidas. No GSH Banco de Sangue de Ribeirão Preto, ao longo do mês, have­rá ações de conscientização alusivas à campanha, veicula­das em seus canais de mídias sociais com a chamada: “A vida precisa de você – tome a iniciativa e doe sangue neste Junho Vermelho”.

Esse período de sensibili­zação coincide com uma das temporadas de maior necessi­dade de estímulo às doações, que é a chegada do inverno, em que há uma queda acentu­ada no número de doadores, em razão das temperaturas mais frias e das doenças respi­ratórias típicas da estação. Po­rém, as doações de sangue têm que ser constantes.

O GSH Banco de Sangue de Ribeirão Preto atende a doze hospitais da região, for­necendo bolsas de sangue aos pacientes que estão internados e precisam de transfusão para se recuperarem. Para muitas pessoas que estão enfermas, os componentes sanguíneos são a única esperança de vida, um em cada dez pacientes interna­dos necessitam de transfusões.

Atualmente, os estoques sanguíneos da unidade estão 50% abaixo do nível ideal, um índice considerado muito crí­tico. “Estamos recebendo ape­nas cerca de 30 doações por dia, quando o ideal são 60 co­letas diárias, para que se possa atender com equilíbrio às de­mandas dos hospitais. Esse nú­mero é muito baixo, sob risco de faltar bolsas de sangue para atendermos nossos pacientes”, afirma Micheli Caligioni, cap­tadora do Banco de Sangue.

Onde
O GSH Banco de Sangue fica na rua Quintino Bocai­úva nº 975, na Vila Seixas, na região Central – telefone (16) 3977-5900 e WhatsApp (16) 99702-0830. O local dispõe de uma infraestrutura ampla, em um espaço exclusivo, fora de um ambiente hospitalar, para acolher o doador de sangue. Atende de segunda-feira a sá­bado, das sete às 12 horas.

Hemocentro
Os estoques de bolsas de sangue do tipo O também estão bem abaixo do necessá­rio para suprir a demanda da semana no Hemocentro de Ribeirão Preto, que atende 40 municípios da região. Quem quiser doar pode compare­cer ao campus da Universida­de de São Paulo (USP) ou no posto de coleta da rua Quin­tino Bocaiúva nº 470, Cen­tro. Se preferir pode agendar pelo 0800-9796049 ou pelo site hemocentro.fmrp.usp.br. O dois postos abrem aos sá­bados, das 7h30 às 12h30. A unidade do campus também funciona aos domingos, das sete horas às 12h30.

Requisitos
Entre outros, um dos re­quisitos básicos para ser um doador é ter entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença dos pais no momento da doação). Também deve estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 50 quilos e não ter fei­to uso de bebida alcoólica nas últimas doze horas.

Documentos
Na hora da doação, deve apresentar um documento ofi­cial com foto – Registro Geral (RG, a cédula de identidade), Carteira Nacional de Habili­tação (CNH) e etc. – em bom estado de conservação. Após o almoço ou ingestão de ali­mentos gordurosos, aguardar três horas. Não é necessário estar em jejum. Uma única do­ação de sangue pode salvar até quatro vidas. A falta de sangue pode suspender cirurgias nos hospitais da região.

Os potenciais doadores com diagnóstico ou suspeita de covid-19 e que apresenta­ram sintomas da doença, mes­mo nos casos leves ou mode­rados, só poderão doar sangue após um período de dez dias após recuperação da doença. Antes, eram 14 dias. Também serão consideradas inaptas as pessoas que apresentarem teste diagnóstico positivo para Sar­s-CoV-2, mesmo que sejam assintomáticas. O período de proibição é de dez dias após a data da coleta do exame.

Postagens relacionadas

Câmara pode proibir “barulho” de motos

Redação 10

Confira as propostas dos candidatos para a saúde de RP 

Redação 2

Bombeiro é morto ao chegar em casa

Redação 4

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com