A prefeitura vai liberar, a partir das 14h desta quinta-feira, 1º. de junho, as duas pistas da avenida Independência no entorno da obra do túnel da Nove de Julho. Com 70% dos trabalhos concluídos, eles seguem, agora, para o canteiro central da avenida, a parte interna do túnel, que recebe os acabamentos finais, a praça Salvador Spadoni, que está sendo totalmente refeita, e outros pontos da obra, como a avenida Presidente Vargas. Porém, com a implantação de uma capa asfáltica provisória, o tráfego de veículos já será possível.
Com data de entrega marcada para setembro deste ano, pouco antes da inauguração o local ainda sofrerá uma interdição mais pontual, trecho a trecho, para o asfaltamento final.
O local recebe por dia cerca de 2.400 veículos somente nos horários de pico e cerca de 9.000 usuários de ônibus.
O túnel mede 381 metros e exigiu um volume total de 4.727,61 metros cúbicos de concreto e 361.717 quilos de aço. Dentro dele, haverá iluminação, duas claraboias de ventilação, sistema de combate a incêndio, drenagem de águas da chuva (com três bombas hidráulicas capazes de bombear 34,6 litros por segundo), caixa de detenção de 300 metros cúbicos, também para contenção das águas das chuvas, além de passarela de segurança, com 1,2 metro de largura.
Para que a obra do túnel pudesse se realizar, a Praça Salvador Spadoni foi totalmente desfeita e, nesta etapa, começa a ser reconstruída no mesmo local. Como um jardim suspenso, ela ficará em cima do túnel, que terá cerca de um terço de sua estrutura passando por baixo dela. No centro da praça, duas aberturas no chão darão vista ao túnel, que receberão ventilação por ali.
O túnel em números
381 metros de extensão (cerca de três quarteirões)
178 metros de área fechada
203 metros de rampas de acesso
232 mudas de árvores plantadas
9.000 usuários de ônibus por dia
2.400 veículos somente nos horários de pico
3 avenidas interligadas
4 meses para a inauguração