A USP Filarmônica retorna ao palco do Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto, nesta terça-feira, 30 de maio, às 20 horas, com participação da solista Gabriela Vian (soprano), sob regência do maestro convidado Marcelo Jardim, da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EM-UFRJ) e em parceria com o Projeto Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos), pelo programa Arte de Toda Gente, da Fundação Nacional de Artes (Funarte) e UFRJ.
O repertório é dedicado a compositores brasileiros e conta com obras de José Maurício Nunes Garcia (1767-1830), Tulio Mourão (1952), Alberto Nepomuceno (1864-1920), Radamés Gnatalli (1906-1988), José Siqueira (1907- 1985), Sérgio Di Sabbatto (1955), Chiquinha Gonzaga (1847-1935) e Hudson Nogueira (1968).
Como sempre em seus concertos, a USP Filarmônica recebe o público de forma livre e gratuita, sem necessidade de convites nem de retirar ingressos. O Theatro Pedro II informa que não é permitido crianças menores de 12 anos na fila A dos setores balcão nobre e balcão simples, por determinação do Ministério Público de São Paulo (MPSP), devido a altura do guarda corpo. Ingressos para cadeirantes são destinados ao setor frisa do teatro.
O espaço é o terceiro maior teatro de ópera do Brasil. O uso de máscara é opcional. Não será permitida a entrada após o início do espetáculo. Para melhor conservação do patrimônio público é proibido o consumo de bebidas e alimentos dentro das salas de apresentação. O Theatro Pedro II fica na rua Álvares Cabral nº 370, no Quarteirão Paulista, Centro Histórico de Ribeirão Preto.
O local tem capacidade para 1.588 pessoas, mas parte foi interditada por segurança. Atualmente conta com 1,3 mil lugares. Porém, vai disponibilizar cerca de 1.070 poltronas. O telefone para mais informações é (16) 3977-8111. O espetáculo não é recomendado para menores de 12 anos, que podem participar acompanhados dos pais.
Concertos USP
Este será o 168º concerto da USP Filarmônica pela série Concertos USP, que é uma realização do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (DM-FFCLRP-USP), em conjunto com os grupos coordenadores de Cultura e Extensão Universitária dos campi em Ribeirão Preto e São Carlos, e em parceria com a Fundação Dom Pedro II.
Na ocasião, a USP Filarmônica realiza o concerto em conjunto com o Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos), projeto que faz parte do programa Arte de Toda Gente, uma parceria entre a Fundação Nacional de Artes (Funarte) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com curadoria de sua Escola de Música.