O conceito de que possuímos inteligências diversas ficou popular entre educadores após inúmeras publicações a partir dos anos 2.000 na área educacional que tomam como base o estudo do psicólogo estadunidense Howard Gardner, no final da década de 1970. Em sua Teoria das Inteligências Múltiplas.
Inicialmente, Gardner identificou 7 inteligências distintas. Em estudos posteriores, mais 2 tipos de inteligências foram definidos pela equipe de estudos de Gardner. Das 9 inteligências, nós seríamos especialistas em um ou dois tipos em relação às demais. Abaixo, apresentamos os 9 tipos de inteligências e algumas características:
Lógico-matemática
Facilidade para solucionar problemas matemáticos e habilidade no raciocínio dedutivo. Os cientistas possuem esse tipo de inteligência.
Linguística
Gosto pelas palavras e por sua exploração. Domínio da linguagem e dos idiomas. Predominante em jornalistas, poetas, escritores e linguistas.
Musical
Habilidade em compor e executar padrões musicais. Pode ser associada a inteligência linguística, espacial ou corporal-cinestésica. Presente em compositores, sonoplastas, maestros e músicos.
Espacial
Capacidade de compreender o mundo visual com precisão, transformando-o e modificando percepções. Por terem essas habilidades, publicitários, designers, fotógrafos, arquitetos e escultores conseguem recriar experiências visuais sem estímulos físicos.
Corporal-cinestésica
Maior habilidade em controlar e os movimentos do corpo. Característica predominante entre atores e aqueles que praticam a dança ou os esportes.
Intrapessoal
Capacidade de se conhecer e entender crenças e limites. Também relacionada com o autocontrole. É o mais raro tipo de inteligência.
Interpessoal
Habilidade de entender as intenções, motivações e desejos dos outros. É mais desenvolvida em profissionais de relações públicas, marketing, publicitários, políticos, religiosos e professores.
Naturalista
Sensibilidade em compreender a natureza, seus fenômenos e padrões. Facilidade no convívio com plantas e animais. É a característica dos biólogos.
Existencial
Capacidade de refletir sobre questões existenciais. É a habilidade de líderes espirituais e de pensadores filosóficos.
Em minha jornada como educador, deparei-me com alunos brilhantes. Verdadeiros “Pelés” em assuntos, disciplinas, áreas ou habilidades distintas entre si. Muitos deles, APESAR da escola, tornaram-se profissionais de sucesso. Alguns deles, POR MEIO da escola, brilharam. Certa vez, ao aplicar uma avaliação cujo assunto era geologia, placas tectônicas e vulcanismo, um aluno questionou-me se poderia responder a questão através de uma História em Quadrinhos.
Confesso que o “NÃO” veio à garganta. Mas dei chance ao “SIM”. A História em Quadrinho não apenas atendeu à expectativa do comando central da pergunta da avaliação como artisticamente era uma obra impressionante dado o tempo e a falta de recursos disponíveis ao aluno no momento da prova. Claramente, ele não tinha LINGUÍSTICA aguçada mas a ESPACIAL era muito acima da média.
No Colégio Novo, estamos investigando qual ou quais são as inteligência(s) especialista(s) dos alunos após a consolidação do processo de alfabetização (3º Ano do Ensino Fundamental). Para isso, enviamos para os pais um questionário de 70 perguntas acerca da rotina do estudante, seus gostos e particularidades. Quando tivermos dados suficientes de todas as salas pesquisadas, poderemos indicar aos docentes qual a melhor forma de trabalhar com cada uma das turmas a partir das especialidades.
E seu filho(a)? Qual é a inteligência especialista dele(a)? Observe as características acima listadas e compare com o histórico dele(a) como estudante e como criança, se gosta de esportes com bola, se é mais introspectivo e se aprecia leitura, por exemplo. Incentive seu filho(a) naquilo que ele(a) faz de melhor e comemore as pequenas conquistas. Foque naquilo que será importante para ele(a) ao longo de sua vida como um todo, não somente na escolar.