Tribuna Ribeirão
Cultura

Festival ‘Infesta’ em Ribeirão

A Cia Representando a Arte inaugura o “Infesta”, um festival que busca celebrar o teatro brasileiro. Serão qua­tro dias de evento, de 1 a 4 de junho, com atividades aber­tas e gratuitas, classificação livre e retirada de ingresso no local com uma hora de an­tecedência. A programação faz parte das comemorações do aniversário de 167 anos de Ribeirão Preto que acon­tecem durante todo o mês de junho.

A agenda conta com: ba­te-papo “O Teatro Brasileiro”, com o pesquisador Daniel Marano, às 20h do dia 1º, no Palácio do Rio Branco; espe­táculo “Doroteia” performa­do pelo Grupo Fócu de Tea­tro, às 20h do dia 2, no Teatro Municipal; oficina “Corpo – Texto: o trabalho físico da arte de ator”, ministrada também pelo grupo, Fócu, das 14h às 18h do dia 3, no Centro Cultural Arteia; ba­te-papo “O Teatro de Nelson Rodrigues”, com Crica Ro­drigues (atriz, pesquisadora e neta de Nelson Rodrigues), às 20h do dia 3, no Palácio do Rio Branco; e, por fim, sarau e aula aberta, às 19h do dia 4, na Arena Porão.

O festival foi projetado para levar ao interior do país — mais especificamente de São Paulo — as potencialida­des do teatro brasileiro. Tra­ta-se de uma iniciativa que busca promover o diálogo entre os fazeres diversos da artesania teatral e demons­trar a força da cultura nacio­nal. Para além disso, confor­me Richard Oliveira, diretor geral da Cia, o objetivo do “Infesta” é, também, “enalte­cer o teatro brasileiro e criar uma ação gratuita de arte no interior do estado”, prome­tendo torná-la acessível e al­cançável.

A ideia de vincular o “In­festa” a Nelson Rodrigues, ainda segundo o diretor, sur­giu da necessidade de am­pliar para a cidade o já exis­tente projeto do Programa de Ação Cultural (PROAC), “Rodrigueando por São Pau­lo”. Iniciativa que também foi responsável por levar para 12 cidades em seis regiões do es­tado o espetáculo “Doroteia”, que também será estrelado em Ribeirão Preto pelo Gru­po Fócu de Teatro.

Richard Oliveira diz que fazer parte da agenda cultural de Ribeirão Preto está sendo um desafio, pois na sua ótica, Ribeirão Preto é um centro de referência tanto para o teatro quanto para outras manifes­tações artísticas e no que se refere a grupos independen­tes. “Poder trazer mais uma ação para cidade é a realiza­ção de um sonho. Queremos produzir aqui e deixar aqui o que produzimos”, reflete.

Direcionado a estudantes de teatro e artistas em geral, amantes de literatura, dra­maturgia, história, cultura brasileira e o público em ge­ral, o evento propõe uma re­volução cultural em clima de festa. “A nossa ideia é que o Infesta, com os anos, cresça e ocupe cada vez mais espaços, como uma infestação de arte em todo lugar”, acrescenta.

O festival é uma produção da Cia Representando a Arte, com realização do Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa em par­ceira com a Prefeitura Muni­cipal de Ribeirão Preto atra­vés da Secretaria de Cultura e Turismo do município, com apoio de Amo Dança, Gitira­na Produções, Arena Porão, Centro Cultural Cerâmica e Centro Cultural Arteia.

Programação completa do evento

1/6 – 20h
Bate Papo “O Teatro Brasileiro”
Com Daniel Marano, pesquisador do Rio de Janeiro (RJ).
Local: Palácio do Rio Branco – Rua Visconde do Rio Branco, 943 – Centro, Ribeirão Preto.
2/6 – 20h
Espetáculo teatral DOROTÉIA de Nelson Rodrigues
Com Grupo Fócu de Teatro
Local: Teatro Municipal de Ribeirão Preto – Via São Bento, S/N – Campos Elíseos, Ribeirão Preto.
O Grupo Fócu de Teatro – Núcleo de Pesquisa e Produção Teatral da Cia Representando a Arte apresenta o espetáculo de repertório”Doro­téia”, de Nelson Rodrigues.
3/6 – 14h às 18h
Oficina “Corpo – Texto: O Trabalho Físico da Arte de Ator”
Com Grupo Fócu de Teatro
Local: Centro Cultural ARTEIA – Rua Dr Paulo Tinoco Cabral, 230 – Jd São Luiz, Ribeirão Preto.
A oficina é uma abertura de parte do processo de construção do espetáculo Dorotéia. Ministrada por integrantes do Grupo Fócu de Teatro, caminhará pelas práticas e treinamentos que o grupo desenvolveu e, ainda desenvolve, nos processos de construção, manutenção e pesquisa do espetáculo.
OBS.: necessário efetuar inscrição previamente.

A atriz e pesquisadora Crica Rodrigues falará sobre o Teatro de Nelson Rodrigues, trazendo uma perspectiva não apenas teórica, mas familiar a respeito da obra e vida de seu avô

3/6 – 20h
Bate Papo “O Teatro de Nelson Rodrigues”
Com Crica Rodrigues
Local: Palácio do Rio Branco – Rua Visconde do Rio Branco, 943 – Centro, Ribeirão Preto/SP

4/6 – 19h
“Sarau de Cenas Bonitinhas, mas Ordinárias” e Aula aberta
Local: Arena Porão – Rua 21 de abril, 375 – Vila Tibério, Ribeirão Preto/SP
Apresentação de conclusão da oficina “Trágicas, Míticas e Psicológi­cas: o Teatro Desagradável de Nelson Rodrigues” realizada pelo Gru­po Fócu de Teatro. Serão apresentados recortes de obras do autor, que foram dirigidos e organizados pela atriz e diretora do Grupo Fócu de Teatro, Gracyela Gitirana. Após o sarau, haverá uma aula aberta com a professora e pesquisadora Renata Soares Junqueira. A aula “Nelson Rodrigues: O Inferno é Aqui!” falará sobre a pesquisa reali­zada pela autora na construção de seu livro “Nelson, o Alquimista do Inferno: algo mais sobre Nelson Rodrigues no teatro e no cinema”.

Postagens relacionadas

Municipal recebe a turma do ‘Sítio’

Redação 1

Memórias Fotográficas traz a intimidade da fotógrafa Leila Lisboa com os Mutantes

Redação 1

Temas atuais em texto do século XIX

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com