Tribuna Ribeirão
Artigos

Mundo caótico – parte 02

Estamos vivendo em um mundo completamente diferente daquele existente há 20 anos atrás. E também diferente do que existiu há 10 anos. E também diferente do que houve pré­-pandemia há dois anos. Isto porque, no século XXI já houve e está havendo uma verdadeira revolução tecnológica que vem causando enorme impacto na vida das pessoas.

Com a chegada da informática e seus desdobramentos que têm levado ao aparecimento das redes sociais, as trans­formações estão ocorrendo em ritmo acelerado. Essas transformações estão impactando de tal maneira a vida das pessoas que o telefone celular, um extra­ordinário invento ocorrido no século XX passou a ocupar e a desempenhar um papel de tão grande importância na vida das pessoas, hoje ele está praticamente ligado ao corpo das pessoas, seja nos bol­sos, nas mãos, no carro ou simplesmente, colocado a uma pequena distância da pessoa durante o período em que a pessoa está acordada ou ao lado da cama quando a pessoa está dormindo.

Na história da humanidade jamais um aparelho de comunicação desem­penhou um papel de tanta relevância na vida do ser humano. Por outro lado, o volume de informações a que as pes­soas têm acesso se constitui também em algo alarmante e em alguns casos as pessoas simplesmente não conse­guem discernir ou fazer uma triagem da importância de uma informação ou outra que ela deseja tomar conheci­mento e usar para a sua comodidade.

Este fato deixa certas pessoas atôni­tas com tantas informações que estão a elas disponíveis seja no celular, tablet ou no computador ou em outros veícu­los de comunicações. Há historiadores que comparam a revolução tecnológica que estamos atravessando no século XXI com os dois períodos da chamada Revolução Industrial.

A primeira que teve início em 1760 e foi até o ano de 1840 e a segunda que ocorreu de 1870 e foi até o ano de 1914. Nesses períodos houve uma completa modificação na vida das pessoas sendo que as principais foram o número de horas trabalhadas e o emprego de mulheres e crianças na linha de frente como mão de obra em igualdade de condições com os homens.

As modificações na sociedade humana da época foram gigantescas sendo que as crianças eram exploradas de tal maneira que eram postas para trabalhar ininterruptamente até mais de 12 horas por dia sem parar e um grande número delas morriam em decorrência desse tipo de trabalho.

É claro que a revolução tecnológica que estamos vivendo não tem im­pacto nas condições de trabalho, mas causa modificações sociais também consideráveis. Até a estrutura familiar atual está sofrendo também o impacto das redes sociais trazendo como consequência, um isolamento entre os seus componentes que por sua vez estão ligados aos celulares, tablets ou computador.

Este é um fato absolutamente novo no ato de convivência familiar. Do ponto de vista médico as redes sociais têm contribuído para o aparecimento de distúrbios ou transtornos nas esferas mental e emocional tendo sido diagnos­ticados como crianças ou adultos com dependência tecnológica pelo fato de estar conectados em tempo considerável do período de vigília a esses aparelhos.

Médicos, psicólogos, terapeutas e outros profissionais da saúde têm se debruçado para estudar e compreender esses distúrbios e instituir o seu melhor tratamento. Do ponto de vista dos efeitos das redes sociais sobre o comportamento das pessoas há que se considerar que existem muitas informações de grande utilidade. O contrário também é verda­deiro. Existem hoje inúmeros sites que ensinam praticamente de tudo.

Entre esses podemos citar os que ensinam línguas estrangeiras, ciências exatas como matemática, física e química sem falar nas chamadas ciências huma­nas e sociais. E dia a dia surgem fatos no­vos trazendo verdadeiras contribuições ao aprendizado de qualquer disciplina. Com a chegada recente da chamada inte­ligência artificial ou IA, aí praticamente se consolida a revolução tecnológica e digital que estamos vivendo.

Assim, como na Revolução Indus­trial houve modificações profundas nas profissões, espera-se e já se pode constatar que a Revolução Digital que estamos atravessando certamente irá trazer igualmente enormes modifica­ções no perfil das profissões. Acredi­ta-se que muitas das atuais profissões serão, pelo menos em grande parte, desempenhadas não pelas pessoas, mas pela (Inteligência Artificial).

Postagens relacionadas

Por que humanizar o parto e o nascimento?

William Teodoro

As mudanças a partir das cidades

Redação 1

O silêncio mortal

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com