Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Construtora abandona obra da Praça da Cidadania

Local que terá quadra poliesportiva, academia ao ar livre e pista de skate, entre outros equipamentos, estava sendo construído no Parque Ribeirão e é resultado de parceria entre a prefeitura e o governo do estado de São Paulo

A ECB Engenharia e Construções Ltda, empresa contratada pelo governo do Estado de São Paulo para construção da Praça da Cidadania, no bairro Parque Ribeirão, zona Oeste da cidade, abandonou as obras no começo de maio. A informação foi confirmada ao Tribuna Ribeirão pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado, responsável pelo acompanhamento das obras.

A Praça da Cidadania é resultado de um convênio da prefeitura com o governo estadual e foi anunciada, em 12 dezembro de 2021 pelo prefeito Duarte Nogueira (PSDB). No dia 10 daquele mês, o então secretário da Casa Civil de Ribeirão Preto, Ricardo Aguiar (PSDB), recebeu no Palácio dos Bandeirantes, do então governador João Doria (na época no PSDB) o Termo de Convênio.

A empresa não informou ao governo, o motivo que levou ao abandono das obras e o governo paulista iniciou o processo de rescisão do contrato para poder abrir um novo processo licitatório e finalizar o equipamento. Quando foram paralisadas as obras estavam 76,89% concluídas. A Praça deveria ter sido entregue em janeiro deste ano, mas, com a paralisação, isso só deverá acontecer no primeiro semestre de 2024.

Com investimento de R$ 3,887 milhões a Praça da Cidadania está sendo construída na Avenida Cásper Libero em um terreno de 6.538 m² e deverá ter espaços destinados a lazer, esporte e qualificação profissional. Os equipamentos incluem Quadra de Futebol Society, Quadra Poliesportiva, Academia ao Ar Livre, Parquinho Infantil, Pista de Skate, Arena ao Ar Livre, Pista de Caminhada e Área de Jogos.

Além disso, no local são ofertados serviços do Centro de Integração e Cidadania (CIC), da Secretaria da Justiça e Cidadania, e do Banco do Povo, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Terá também uma Escola de Qualificação Profissional do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, que oferecerá Sala de Gastronomia, Sala de Beleza e Bem Estar, Sala de Esterilização, Sala de Moda e Arte, Sala de Informática, Sala do Banco do Povo/CIC, duas Salas Multiuso, Sala de Administração, Copa e Lavanderia, Depósito e Almoxarifado, Sanitários, Área Técnica, Horta Comunitária e Canteiro da Escola de Construção Civil.

Para minimizar o impacto no meio ambiente, a Praça da Cidadania contará com Jardins de Chuva, para retenção e infiltração das águas pluviais, iluminação em led e pisos semipermeáveis. O edifício da Escola de Qualificação Profissional, por sua vez, contará com sistema de captação e reaproveitamento da água da chuva. O Tribuna procurou a construtora – que tem sede na cidade paranaense de Ponta Grossa -, mas até o fechamento desta reportagem não tinha obtido retorno.

Postagens relacionadas

Paraísos escondidos do Brasil

Redação 1

Entidades são contra ‘passaporte’

William Teodoro

PUBLICIDADE: Doar sangue é um ato nobre

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com